São Paulo, sábado, 12 de maio de 2007

Texto Anterior | Índice

RIO GRANDE DO SUL

Quadrilha que roubava pela internet é presa

SIMONE IGLESIAS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

A Polícia Federal prendeu ontem, na região metropolitana de Porto Alegre, 13 pessoas acusadas de praticar crimes por meio da internet. A quadrilha, formada por 15 pessoas de 19 a 30 anos e um jovem de 17 anos, enviava emails (spams) com programas espiões que, uma vez instalados nos computadores das vítimas, possibilitavam a captura de senhas bancárias.
Segundo estimativa da PF, a quadrilha movimentava R$ 100 mil ao mês, pagava contas via internet e depositava o dinheiro em cerca de 200 contas de "laranjas". Os presos são estudantes do 2º grau, de classe média baixa.
Segundo o delegado Daniel Madruga, correntistas de vários Estados e bancos como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil foram atingidos pelo golpe.
A operação teve início em setembro de 2006 em razão de 500 inquéritos abertos pela Caixa de pessoas que tiveram dinheiro sacado de suas contas.
Os presos serão indiciados por interceptação informática autorizada, furto qualificado e formação de quadrilha. Eles foram encaminhados ao Presídio Central de Porto Alegre. Outras três pessoas são procuradas pela polícia.
A PF informou, na tarde de ontem, que os presos ainda não possuíam advogados.


Texto Anterior: Apesar da nova lei, morte de motoboys cresce
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.