São Paulo, Sábado, 12 de Junho de 1999
Texto Anterior | Índice

HISTÓRIA
Anésia Machado fez o 1º vôo interestadual
Morre no Rio, aos 95, pioneira da aviação

da Sucursal do Rio

da Sucursal de Brasília Morreu anteontem, no hospital da Força Aérea do Galeão, no Rio, Anésia Pinheiro Machado, 95, considerada a mais antiga aviadora do mundo.
Anésia, que iniciou sua carreira aos 17 anos, foi a primeira brasileira a realizar um vôo interestadual entre o Rio e São Paulo, nas comemorações do centenário da Independência, em 1922.
Ela também foi a pioneira em conduzir passageiros em avião, realizar vôos de acrobacia e um vôo transcontinental, percorrendo mais de 17 mil km.
A aviadora obteve da Federação da Aeronáutica Internacional o título de "decana mundial da aviação", por possuir o brevê mais antigo do mundo.
O presidente Fernando Henrique Cardoso lamentou ontem a morte de Anésia. "A morte representa uma perda para a Aeronáutica e para a aviação nacional. Ela abriu uma trilha de pioneirismo na aviação em todo o mundo, representando também um imenso passo para a emancipação e a presença ativa das mulheres na história do século 20", diz a nota oficial assinada por FHC.


Texto Anterior: HC faz seleção de pacientes para transplantes de córnea
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.