São Paulo, domingo, 12 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantão Médico

Formação de câncer é identificada

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

O mecanismo de formação das metástases em portadores de câncer da mama foi identificado por uma equipe multiprofissional de cientistas de Israel (Instituto Weizmann de Ciências e Sheba Medical Center), Portugal (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular e Faculdade de Medicina do Porto) e Estados Unidos (Universidades da Califórnia e de Boston).
A pesquisa, coordenada por Yosef Yarden, do Instituto Weizmann, foi publicada na revista "Nature Cell Biology".
A disseminação ocorre através de células cancerosas denominadas metástases que saem desse tumor, pelo sangue ou linfáticos, e chegam a diferentes pontos do organismo. Nesses locais crescem, se desenvolvem e podem provocar a morte do paciente.
Em experimentos com células modificadas, eles observaram que um fator de crescimento influencia diretamente os níveis de proteínas "Tensins", que estabilizam a estrutura celular da metástase.
Em seguida, com amostras de um tipo de câncer da mama de 300 pacientes, os pesquisadores encontraram forte correlação entre a alta atividade do fator de crescimento e essas proteínas.
Concluíram, então, que altos níveis das substâncias "Tensins" estão associados a metástases encontradas nos nódulos linfáticos -o primeiro local a chegar antes de se disseminar para outras regiões do corpo.
Para Yarden, a identificação do mecanismo de disseminação ajuda a predizer o desenvolvimento de metástases e, possivelmente, como o câncer irá responder ao tratamento.

julio@uol.com.br


Texto Anterior: Mais Saudável
Próximo Texto: Gilberto Dimenstein: Por que nos sentimos órfãos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.