São Paulo, quarta-feira, 12 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONDE CANTA O SABIÁ

Final da tarde também é boa hora para procurar pássaros, dizem especialistas, que recomendam paciência

Parque vê balé de garças no início da manhã

DA REPORTAGEM LOCAL

Os realizadores do guia de aves encontradas no parque Ibirapuera dizem que o melhor horário para observá-las é logo pela manhã, a partir das 6h. O final da tarde também é um bom momento para procurar os pássaros.
"Pouco antes de o sol levantar é possível ver um balé das garças no lago do Ibirapuera", conta a diretora da divisão de fauna da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Vilma Geraldi.
Segundo ela, o trabalho ou o hobby de observar pássaros requer bastante paciência. "Em dias chuvosos não adianta ir em busca dos pássaros. Os observadores precisam fazer o possível para não chamar a atenção e, por isso, devem evitar movimentos bruscos."
Mas não é preciso muito além de vontade para se tornar um observador de aves. Basta um binóculo, um bloco de anotações, uma caneta e roupas pouco coloridas -de preferência, em tons bege, marrom, verde e cinza.
Antes do lançamento do guia com as aves catalogadas no parque, será realizado um curso para observação de pássaros no Ibirapuera. Ontem, as 50 vagas estavam quase todas preenchidas.
Com aula teórica no dia 25 e aula prática no dia 26 deste mês, os alunos receberão dicas de como encontrar os pássaros em seus diversos hábitats e terão o monitoramento de cinco pessoas.
O curso é feito estrategicamente na primavera, época em que ocorre o acasalamento das aves. Nesse período, elas cantam por um tempo maior e aparecem mais vezes para conseguir um parceiro.
O hobby da observação de aves ainda não é muito difundido no Brasil, mas reúne milhões de praticantes em países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Austrália e Japão. Eles seguem um código de ética que pretende evitar o estresse do animal ou expor as aves a perigo e recomenda moderação no uso do flash.
(AFRA BALAZINA)


Texto Anterior: Pesquisa lista 120 tipos de ave no Ibirapuera
Próximo Texto: Urbanidade - Gilberto Dimenstein: A reinvenção da biblioteca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.