São Paulo, quinta-feira, 12 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MORADOR DE RUA

Prefeito de Paranaguá pode ser denunciado por tortura

THIAGO REIS
DA AGÊNCIA FOLHA

O prefeito de Paranaguá (90 km de Curitiba), José Baka Filho (PDT), também poderá ser denunciado pelo crime de tortura. Na segunda-feira, o secretário da Segurança da cidade, Álvaro Domingues Neto, e quatro guardas municipais foram presos sob acusação de torturar mendigos. Outros três continuam foragidos.
A denúncia do Ministério Público já foi enviada ao procurador-geral de Justiça, que decidirá se implica o prefeito na acusação.
De acordo com a denúncia, "[Álvaro Domingues Neto], contando com a participação de guardas municipais, estabeleceu como meta a erradicação dos moradores de rua, valendo-se de ameaças, agressões, condução forçada para fora deste município e promessas de serem eles incriminados por crimes que não cometeram".
Ontem, o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Paraná, Marino Galvão, disse que os fatos levam a crer que "alguém mais em cima sabia" sobre a tortura.

Outro lado
Baka Filho disse que está "tranqüilo" em relação às acusações. "Quero a verdade, não o oportunismo."
Ele afirmou ainda que os acusados estão sofrendo um "linchamento moral" e que a família do secretário Álvaro Domingues Neto se sente insegura. Domingues Neto não quis conversar com a Folha. Ele nega as acusações.


Texto Anterior: Justiça: Delegado acusado de liberar contrabando em Viracopos é solto
Próximo Texto: Congestionamento dobrado marca a véspera do feriado em São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.