São Paulo, segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poupatempo já aceita cartão para o pagamento de taxas

Serviço está em fase de testes; usuários chegam a ficar meia hora na fila do banco

PABLO SOLANO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A fim de diminuir as filas e a espera no Poupatempo, todas as unidades vão passar a aceitar o pagamento de taxas por meio de cartão de débito. O objetivo é eliminar uma das filas, a do banco, onde o usuário perde, em média, meia hora.
O pagamento eletrônico, já adotado em alguns Poupatempos do Estado, é uma das formas de dar vazão ao atendimento, já que as quatro unidades do serviço na capital paulista estão operando próximos à capacidade limite, de acordo com o diretor de serviços ao cidadão da Prodesp (órgão de processamento de dados do Estado), Alexandre Araújo.
O novo serviço foi testado nos últimos quatro meses e deve ser anunciado oficialmente no próximo dia 15. As unidades do Estado atenderam a 18 milhões de pessoas neste ano.
A meta é que 80% dos pagamentos da taxa passem a ser feitos eletronicamente. Araújo afirma que esse é o percentual de usuários do serviço que possuem cartão de débito.
O próximo objetivo da Prodesp é permitir que as taxas cobradas pelo Detran no Poupatempo também possam ser pagas com o cartão de débito.
O serviço começou a ser implantado em caráter experimental em junho na unidade de Santos (litoral paulista) e foi sendo levado gradualmente para as outras unidades também em caráter de teste.
Atualmente, apenas as unidades de São José dos Campos e da praça da Sé (centro de SP) ainda não possuem o pagamento eletrônico. Ele deve ser implantado no município do interior nos próximos dias. No centro da capital, ele será colocado em prática ao final do processo de reforma das instalações.
O Estado pretende implantar até o final de 2010 novas unidades do Poupatempo na Lapa (zona oeste) e Cidade Ademar (zona sul) para evitar o estrangulamento das quatro unidades que existem na capital. O objetivo é entregar até 2010 mais 11 unidades em todo o Estado.


Texto Anterior: Balão pode ter provocado fogo em shopping
Próximo Texto: Clima: Vento derruba até orelhão na região Sul
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.