São Paulo, Sexta-feira, 12 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frio pode causar hipotermia

da Reportagem Local



Ficar trancado em um lugar com temperatura baixa, segundo médicos, pode levar a casos de hipotermia (baixa da temperatura do corpo). Isso acontece em situações em que a temperatura é abaixo de 0 ou quando o período de exposição é longo.
"Quando a temperatura é de 4 a 7 graus, a pessoa só pode ter alguma coisa grave quando a exposição é por cerca de seis horas", explica o clínico geral Antônio Carlos Lopes.
A hipotermia, segundo ele, pode levar à arritmia e à parada cardíaca. "Quando a temperatura do corpo cai muito, o coração pára de bater."
Segundo ele, uma exposição de pouco tempo a uma temperatura de cerca de 4 só seria perigosa no caso de alguém que já tivesse algum problema no coração.
De acordo com o clínico Álvaro Atalla, uma pessoa que fica trancada em uma câmara fria pode também morrer por asfixia. "A baixa temperatura combinada à falta de oxigênio pode levar à morte."
Nesses casos, diz, a pessoa também tem perda de consciência e pode ter pneumonia. O médico afirma que os riscos aumentam se quem for exposto ao frio tiver um quadro de desnutrição. "A pessoa com uma boa estrutura corporal suporta mais o frio", diz.
Atalla diz também que ficar trancado em uma geladeira pode criar problemas psicológicos. "A pessoa pode desenvolver no futuro um quadro de fobia."



Texto Anterior: "Tive medo de morrer lá dentro"
Próximo Texto: Polícia investiga denúncia contra PM
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.