São Paulo, terça-feira, 12 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO

CNPq não poderá adotar faixa etária máxima como critério para selecionar candidatos a programa de iniciação científica

Justiça derruba limite de idade para bolsas

ALESSANDRA KORMANN
DA AGÊNCIA FOLHA

Uma decisão da Justiça Federal em Uberlândia (MG) proibiu que o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) adote o limite máximo de idade como critério de seleção de candidatos a bolsas de iniciação científica. A decisão é válida para todo o país.
Segundo a resolução normativa 019/2001 do CNPq, um dos requisitos para participar do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) era "ter menos de 24 anos quando da solicitação de ingresso no programa". De acordo com a norma, alunos com 24 anos completos poderiam se candidatar, desde que fosse apresentada uma justificativa do professor/orientador.
"Essa restrição não se coaduna com os princípios constitucionais. À luz da nossa República Federativa do Brasil, a iniciação pode se dar a qualquer idade, seja aos 50 ou aos 70 anos", disse o procurador Jaime Mitropoulos, autor da ação.
O procurador moveu o processo a partir de uma representação de uma aluna de direito da UFU (Universidade Federal de Uberlândia), que tentou se inscrever no programa e teve seu pedido indeferido por causa da idade.
Mitropoulos chegou a enviar uma recomendação ao CNPq para que as resoluções restritivas por idade fossem retiradas. Como não foi atendido, ajuizou a ação em outubro. A decisão do juiz Lincoln Rodrigues de Faria saiu na quinta-feira.
O procurador baseou a ação nos princípios constitucionais da razoabilidade e da igualdade.
De acordo com o procurador, "a imposição de limite máximo de idade como condição para o aluno ter acesso à candidatura é um meio de seleção que em nada contribui para o alcance dos objetivos propostos".
Além disso, segundo o procurador, a imposição de apresentação de justificativa para estudantes com 24 anos completos "provoca uma dissimetria de tratamento em relação aos alunos menores de 24 anos, e, assim, afronta o princípio da igualdade".
De acordo com a assessoria de imprensa do CNPq, o critério de limite máximo de idade para se inscrever no Pibic se deve ao fato de ser um programa de iniciação científica, ou seja, para iniciantes.
A assessoria não informou, até o fechamento desta edição, se a instituição iria recorrer da decisão nem se já havia começado a informar todas as instituições de ensino e pesquisa do país, como determinou o juiz.


Texto Anterior: Violência: Cantor é preso acusado de matar namorada
Próximo Texto: Clima: Temporais atingem norte e sul do país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.