UOL


São Paulo, quarta-feira, 12 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EXECUTIVO

Anúncio será feito hoje

Delegado federal vai assumir secretaria

DA AGÊNCIA FOLHA

O delegado da Polícia Federal Luiz Fernando Corrêa será o novo secretário Nacional de Segurança Pública. Ele substituirá o antropólogo Luiz Eduardo Soares e será anunciado oficialmente hoje, às 11h, pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.
Corrêa era o coordenador do grupo de inteligência da Polícia Federal que comandava a força-tarefa criada no Rio de Janeiro para combater o crime organizado no Estado.
A Agência Folha apurou que a experiência de Corrêa na ação conjunta entre a Polícia Federal e as polícia Militar e Civil no Rio de Janeiro foi fundamental para a escolha do seu nome para o posto.
O ministro Thomaz Bastos deseja dar um caráter mais operacional para o cargo -um dos aspectos que lhe desagravam na gestão anterior.
De acordo com o ministro, "Corrêa foi escolhido pela experiência no comando de ações de inteligência policial contra o crime organizado e o narcotráfico".
Segundo o ministério, Corrêa deverá implementar as diretrizes do Susp (Sistema Único de Segurança Pública). As próximas etapas são o desenvolvimento dos Gabinetes de Gestão Integrada entre as polícias e a unificação da linguagem informacional dos órgãos de segurança pública.
Quando estiver em pleno funcionamento, integrando procedimentos e compartilhando informações das polícias estaduais e federais, o sistema deverá permitir maior rapidez nas ações de combate ao crime.
Segundo avaliação do Ministério da Justiça, Corrêa será capaz de criar um maior entrosamento entre a Secretaria de Segurança Pública e os demais órgãos do ministério, como a própria Polícia Federal, e as forças policiais de Estados e municípios.

Ex-secretário
Soares pediu demissão do cargo depois de ser noticiado que havia feito um contrato de consultoria com sua ex-mulher e sua atual mulher. O ministro Thomaz Bastos não se opôs à demissão.
Antes de assumir a coordenação da força-tarefa, Corrêa estava na Superintendência da Polícia Federal de Brasília. No Distrito Federal, o delegado investigava casos de grilagem de terra que envolviam políticos.
O perfil de Corrêa se encaixa na política de segurança pública que o ministro Thomaz Bastos anuncia desde que assumiu o ministério. Ele quer uma maior interação entre as polícias nos diversos níveis da hierarquia policial.
O ministro Thomaz Bastos acumulava o cargo de secretário Nacional de Segurança Pública desde a demissão de Soares, no mês passado.
Corrêa não foi localizado ontem para comentar a indicação do seu nome para a secretaria.


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Panorâmica - Evento: Palestra aborda estresse de vestibulando
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.