São Paulo, domingo, 12 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

passei por isso

Meu tio percebeu que eu tinha uma alteração na coluna

Aos 14 anos, meu tio percebeu que eu tinha um desvio na coluna em um dia que eu estava sem camisa. Ninguém ficou preocupado. Eu tinha um outro problema de saúde para resolver.
A preocupação com a coluna apareceu mais tarde, quando minha médica nos alertou. Mas eu já estava com um desvio muito grande. Primeiro recorri ao RPG, mas não adiantou. Aí procurei outro médico, e ele falou que eu tinha 50 de desvio e precisava tratar. Fiz os exames de imagem, e ele recomendou a cirurgia. Não quis nem usar o colete. Resolvi não esperar.
Fiz a cirurgia há nove meses. Foi bem complicado. Passei nove horas no centro cirúrgico e a recuperação foi muito ruim. Fiquei só deitado durante uma semana. Na segunda semana, comecei a levantar aos poucos, reaprendendo a andar. O médico tinha alertado que iria aparecer essa dificuldade. Tive que faltar na escola por dois meses.
Hoje estou bem, não sinto nada. O desvio foi para 30 graus e faço acompanhamento. O problema não volta mais. De jeito nenhum. O médico perguntou se eu queria retirar umas placas metálicas que ficam após a cirurgia, mas não estão me incomodando. Não quero outra operação.


Texto Anterior: Perguntas
Próximo Texto: Uso do colete ortopédico exige disciplina para que evite agravamento da escoliose
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.