São Paulo, domingo, 12 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

489 mil universitários fazem exame hoje

Enade, substituto do Provão, avaliará o desempenho de 15 cursos na área de humanas de 1.619 instituições de todo o país

Avaliação tem início às 13h pelo horário de Brasília, mas recomendação é chegar 45 minutos antes; quem faltar não poderá obter o diploma

DA REPORTAGEM LOCAL

O MEC (Ministério da Educação) aplica hoje em todo o país o Enade, exame que substituiu o "Provão" e que verifica a qualidade dos cursos superiores do país. Foram sorteados para fazer a prova 488.883 alunos, de 1.619 instituições.
A avaliação começa às 13h (horário de Brasília), mas o ministério recomenda que o estudante chegue com 45 minutos de antecedência. Os locais de exame estão listados no site http://enade2006.inep.gov. br (veja mais detalhes em quadro nesta página).
O aluno poderá sair da sala uma hora após o início do exame. A duração máxima é de quatro horas.
Quem faltar não conseguirá colar grau e receber o diploma. Nos anos anteriores, o governo decidiu que os faltosos poderiam se regularizar fazendo a prova no ano seguinte, mas agora não há essa garantia.
A nota obtida pelo estudante não aparece em seu histórico escolar -consta apenas se fez ou não a avaliação.
Nesta edição do Enade, participam estudantes ingressantes e concluintes de administração, arquivologia, biblioteconomia, biomedicina, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, formação de professores, música, psicologia, secretariado executivo, teatro e turismo. A prova tem uma parte de conhecimentos gerais e outra de conteúdo específico.
Cada instituição de ensino ficou responsável por avisar os alunos que foram convocados para o exame. Os nomes dos inscritos pode ser conferido também na página do Inep na internet (www.inep.gov.br).

Ciclo completo
A terceira edição do Enade completa o primeiro ciclo do exame, que, com isso, terá avaliado ingressantes e concluintes de cursos pertencentes a todas as áreas do conhecimento da educação superior -a cada ano é avaliado um bloco.
Com isso, a prova do ano que vem incluirá cursos que já foram avaliados anteriormente, o que permitirá, pela primeira vez, uma evolução do desempenho da instituição de ensino.
O exame é um dos instrumentos do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), criado em 2004. Além da prova, o sistema também conta com uma avaliação institucional de cursos de graduação, que serve como base para a renovação de reconhecimento dos cursos.


Texto Anterior: Uso do colete ortopédico exige disciplina para que evite agravamento da escoliose
Próximo Texto: Médico italiano desiste de clone humano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.