São Paulo, sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Estudantes protestam contra Enem, descaso e quase tudo

CRISTINA MORENO DE CASTRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Não há dúvida de que eles querem protestar, mas a discussão se prolonga na hora de definir contra o quê.
Os estudantes de ensino médio de São Paulo se reuniram na tarde de ontem para dar corpo a um movimento que surgiu na internet, em uma comunidade do Orkut, por causa da indignação comum contra falhas no Enem.
A "Proteste Enem 2010" foi criada na segunda à noite e, no início da noite de ontem, já possuía 5.345 membros. E são organizados: criaram tópicos e enquetes para marcar protestos em 19 Estados. No Rio, será hoje, às 13h30.
Os 35 estudantes paulistas de 17 a 22 anos que se reuniram por duas horas no vão do Masp, na Paulista, discutiram uma longa pauta sobre como será o protesto da próxima segunda-feira, às 15h.
Eram principalmente de cursinhos particulares, como o Etapa, Objetivo e Anglo, mas também havia representantes de escolas públicas.
Dos tópicos votados, apenas a cara pintada (de amarelo, cor da prova que teve mais problemas) não foi bem acatada pelo grupo. Mas a maioria votou pelo uso de traje preto ("luto"), nariz de palhaço, mochila nas costas, hino (a música "Até quando", de Gabriel O Pensador) e o grito de guerra -"Contra o descaso na educação e dignidade para a população"- sinal da abrangência da causa.
Fazem questão de frisar que, em relação ao cancelamento do Enem 2010, não são "contra nem a favor", o que é a maior divergência do grupo. A maioria, no entanto, concorda que a ideia do exame é boa.
Ambicionando parar a Paulista, com apoio de artistas e da imprensa -discutiram até o discurso a adotar com jornalistas-, eles vão descer a avenida Consolação e retornar ao Masp.
"Queremos chamar a atenção do governo", resume a criadora da comunidade do Orkut, Laryssa Valverde, 19.


Colaborou FELIPE CARUSO , do Rio


Texto Anterior: Foco: Após disputa, comerciante desfaz acampamento em área do centro
Próximo Texto: Edital do Enem ajudou empresa, diz gráfica
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.