São Paulo, quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desde 2005, país vem registrando mais tremores

CÍNTIA ACAYABA
DA AGÊNCIA FOLHA

De 2005 a 2007, o Brasil teve um aumento nos registros e na intensidade dos terremotos em seu território, segundo o Observatório Sismológico da UnB (Universidade de Brasília). Nos últimos três anos, a população sentiu mais os tremores.
Segundo o instituto, desde 2005 há mais relatos de tremores em Ceará, Rio Grande do Norte, Amazonas, Pará, Tocantins, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Minas Gerais. "Não dá para apontar razões para um recrudescimento nem dizer se vão continuar a aumentar, porque os terremotos são imprevisíveis", diz Lucas Barros, chefe do Observatório Sismológico.
O aumento de registros também está relacionado à melhoria nos equipamentos de sismologia e na maior quantidade de relatos da população. "A maior parte do continente está ocupada, a população está mais instruída, comenta mais sobre os tremores e traz mais informações", disse Allaoua Saadi, geomorfólogo da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). O Brasil, segundo ele, tem ao menos 47 falhas geológicas mestras (principais). "A maior concentração, inclusive reconhecidamente ativas, está no Nordeste", afirmou Saadi.


Texto Anterior: Família deixa casa, mas ainda terá de pagar 2 prestações para quitar telhado
Próximo Texto: Terremotos: Cidade de MT já teve três grandes tremores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.