São Paulo, sábado, 13 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRANSPORTE

Ceará sanciona lei que acaba com monopólio em linhas intermunicipais
O Ceará poderá ser o primeiro Estado brasileiro a acabar com o monopólio das empresas de ônibus intermunicipais.
O governador Tasso Jereissati (PSDB) sancionou ontem a lei e já mandou para a Procuradoria Geral do Estado os editais para a licitação de 154 novas linhas. As licitações devem acontecer em 60 dias.
Outros Estados, como São Paulo, vêm tentando adotar a idéia, mas não conseguem por causa da rejeição das empresas.
No Ceará, foi possível um acordo porque as empresas já sofriam com a concorrência do transporte clandestino -representado principalmente pelas vans e pelos caminhões paus-de-arara-, que já transportava 1,5 milhão de pessoas por mês.
Além da quebra do monopólio, o governo cearense decidiu criar um órgão para fiscalizar o serviço, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Ceará, que irá medir a qualidade do atendimento por um novo índice, o IDO (Índice de Desempenho Operacional).
Segundo a Secretaria de Infra-Estrutura, serão investidos R$ 40 milhões na compra da frota, na construção de terminais e na capacitação de pessoal.
(DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA)



Texto Anterior: Piauí: Prefeito peemedebista que tem como vice a mãe de 74 anos nomeou 6 parentes
Próximo Texto: Ambiente: SP pode vetar produção de poluente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.