São Paulo, sábado, 13 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOLHA PRAIA

SOMBRA E ÁGUA FRESCA

NORTE

Carros importados e massagem na praia são trunfos para agradar turistas

Serviço chique desce a serra com paulistanos

GUSTAVO CHACRA
ENVIADO ESPECIAL AO LITORAL NORTE

Tratamento de beleza vip, roupas de grife, comida oriental. Os paulistanos descolados estão trazendo para a praia as comodidades que os cercam em São Paulo.
Apesar de não ter o cassino de Monte Carlo (Mônaco), as butiques de Nice (França), os restaurantes de Portofino (Itália), as boates de Ibiza (Espanha) e a elegância de Ipanema, o litoral norte de São Paulo faz força para tentar agradar o gosto de seus exigentes frequentadores.
Nas praias da região, os paulistanos já conseguem encontrar o que há de melhor na capital, em menos quantidade, mas com a vantagem de estar a poucos metros de distância do mar.
Há desde escolas particulares, como uma em Boiçucanga que possui a franquia do Pueri Domus, uma das mais tradicionais da capital, até cabeleireiros conhecidos em São Paulo.
São lojas de biquínis, roupas, brincos e artesanatos que se espalham pelas praias. As grifes, na maior parte das vezes, não são as mesmas de São Paulo, mas vendem produtos da capital. Em estabelecimentos como Via Una (0/ xx/12/463-1764) e Remar (0/xx/ 12/463-1224), é possível encontrar biquínis de lojas como a Rosa Chá, uma das marcas mais conceituadas do setor.
Nos restaurantes, a situação não é diferente. Os mais variados tipos de restaurantes podem ser encontrados no litoral, incluindo os japoneses. O Gendai (0/ xx/12/ 465-1834), em Boiçucanga, e o Al Mare (0/xx/12/463-1145), entre Juqueí e Barra do Sahy, são um exemplo do sucesso da culinária oriental na região. Os dois restaurantes estão constantemente lotados, e um concorrente deve ser inaugurado em breve em Juqueí.
As boates de Maresias também representam o que há de melhor atualmente. Grandes, com DJs internacionais e frequentadas por mauricinhos e patricinhas da capital, Sirena (0/xx/12/465-6681), La Movida (0/xx/12/465-6966), Galeão (0/xx/12/465-1515) e Donna (0/xx/12/465-2690) são do mesmo nível das melhores boates de São Paulo. "Isso se não forem melhores", diz o estudante de administração André Dias, que vai a boates na capital e no litoral.
De acordo com Luís Augusto Ferrarini, proprietário do Juqueí Praia Hotel (0/xx/12/463-1443), o maior da região, "os moradores de São Paulo estão querendo cada vez mais os serviços da capital no litoral".
Pensando nisso, o próprio Ferrarini levou para o litoral uma filial do cabeleireiro Jacques Janine (0/xx/12/463-1749). Para conseguir atendimento no local, é preciso agendar com pelo menos 24 horas de antecedência. De acordo com Rita Fraga, sócia da filial do salão, o empreendimento está trazendo retornos bem acima do esperado. "O movimento é muito elevado, inclusive fora da temporada", afirma.
Além do cabeleireiro, o local conta também com uma tenda para os clientes fazerem massagem na praia, enquanto observam o mar.
As grandes empresas também estão enxergando o litoral norte como um excelente nicho de mercado. A marca de carros BMW, por exemplo, inaugurou um estande na Riviera de São Lourenço, na cidade de Bertioga.
Até mesmo os internautas, que vinham tendo problemas no litoral pela ausência de computadores conectados, podem ficar tranquilos. Em breve, deve ser inaugurado um cybercafé em Juqueí.

Leia mais sobre a alta temporada no Verão Online

Texto Anterior: Planos de saúde: Unimed-Rio atenderá clientes de outra empresa

Próximo Texto: Segurança e saúde ainda são precárias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.