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TRÂNSITO
Prefeitura manterá semáforo a 140 m do cruzamento com a Faria Lima; obstáculo só deve ser removido numa segunda etapa
Obra na Cidade Jardim ficará incompleta
ALENCAR IZIDORO
AMARÍLIS LAGE
DA REPORTAGEM LOCAL
A passagem subterrânea que a
prefeitura começou a construir
no cruzamento das avenidas Cidade Jardim e Faria Lima deve ser
entregue no final deste ano com
um obstáculo que limitará os benefícios ao trânsito: um semáforo,
localizado em uma das entradas/
saídas do túnel, será mantido inicialmente.
Esse semáforo, no entroncamento da Cidade Jardim com a Nove
de Julho, a 140 metros da Faria Lima, deveria ser extinto segundo
os projetos iniciais, mas a Prefeitura de São Paulo decidiu adiar a
sua eliminação, devido aos custos
que teria, e já planeja uma segunda etapa da obra a partir de 2005
para resolver esse problema.
Na avaliação do secretário Valdemir Garreta (que cuida da pasta
do Abastecimento e dos projetos
especiais da administração Marta
Suplicy), esse complemento representa 20% do projeto integral
(não em despesas, mas em obras e
materiais).
Os altos custos das desapropriações -estimados em R$ 50 milhões- são os principais entraves. Mesmo assim, será uma prioridade de Marta no ano que vem,
caso ela consiga se reeleger, afirma Garreta.
Trajetos
Com a manutenção desse semáforo, quem estiver na Cidade Jardim, no sentido bairro-centro, em
direção à avenida Europa, terá esse obstáculo na saída do túnel (a
passagem será direta apenas para
os que forem à Nove de Julho).
No sentido centro-bairro, quem
estiver na Nove de Julho enfrentará o semáforo na entrada do túnel
(somente os que estiverem na
avenida Europa nesse mesmo
sentido passarão sem parar).
Na prática, os motoristas que
vierem da Nove de Julho ainda terão alguma vantagem com a obra
(ao passar por debaixo da Faria
Lima sem ter de parar), mas bastante restrita, até porque hoje esse
semáforo costuma ser sincronizado com os que estão no cruzamento da Faria Lima, a 140 metros -ou seja, eles ficam na mesma condição (verde ou vermelho)
na maior parte do tempo.
Os carros que estiverem na Faria Lima no sentido Pinheiros/Itaim ou Itaim/Pinheiros também
passarão por um semáforo para
pedestres no cruzamento com a
Cidade Jardim.
Preparação
O secretário municipal diz que a
CBPO Engenharia, que venceu a
licitação para construir a passagem subterrânea, já deixará a
obra encaminhada para essa
complementação, que seria um
prolongamento do túnel, mas
num nível diferente (elevado ou
rebaixado), para evitar a interseção entre as diferentes vias.
O custo da primeira fase da passagem subterrânea é de R$ 83 milhões. As obras dessa segunda etapa ficariam entre R$ 20 milhões e
R$ 25 milhões, mas o acréscimo
das desapropriações (R$ 50 milhões) a deixaria quase do mesmo
preço do trecho que será entregue
inicialmente.
Novas interdições
A segunda etapa das obras deverá trazer novas interdições, mas
restritas à Nove de Julho, segundo
Garreta. A Cidade Jardim está interditada no sentido centro-bairro desde a manhã de anteontem
para a construção dessa passagem
subterrânea.
O secretário afirmou ontem que
a interdição no sentido oposto
(bairro-centro) acontecerá somente durante duas semanas, às
vésperas da conclusão da obra.
Essa situação será possível porque, abertos os buracos de um lado, tudo será feito dentro do subterrâneo, sendo necessário interromper a circulação do outro lado
somente quando forem feitos os
acabamentos da entrada no túnel.
O mesmo não acontecerá com
as obras da passagem subterrânea
no cruzamento da Faria Lima
com a Rebouças -os atuais bloqueios são no sentido bairro-centro, direção que será invertida nos
próximos meses. Segundo Garreta, as interferências no subterrâneo da região impedem que seja
adotada a mesma estratégia.
Nos dois casos, a prefeitura divulgou que as obras vão durar 11
meses, sendo entregues no final
deste ano. Os contratos com as
empreiteiras, porém, previam um
limite de 18 meses, contados a
partir de setembro.
Ou seja, as empresas poderão,
contratualmente, concluir os túneis até março de 2005, embora,
segundo Garreta, tenham se comprometido a antecipar a data de
inauguração.
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