São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornalista diz sentir culpa e irritação

da Reportagem Local

A jornalista e apresentadora de televisão Marília Gabriela assume. Ela diz que ainda não aprendeu a lidar com o problema dos pedintes na cidade de São Paulo, que ao mesmo tempo lhe provocam duas sensações opostas: culpa e irritação.
"Eu fico dividida e me sinto muito mal. Sei que é um problema social com o qual tenho de conviver, mas às vezes tenho vontade que eles sumam da minha frente", disse.
"Outras vezes tenho a sensação de culpa total e vem a necessidade de ajudar de alguma forma, já que sou uma profissional bem-sucedida e devo dar alguma contribuição para melhorar a situação do país", afirmou.
Marília Gabriela contou que já passou por várias fases. Primeiro, enchia o carro com doces ou sanduíches para distribuir aos menores durante o caminho. Era uma tentativa de não contribuir com a exploração dos menores por adultos nem com a indústria da esmola.
Como não sabia distinguir o que era uma indústria ou não, voltou a dar moedas ou dinheiro. Mas admite que agora as esmolas são dadas ou não de acordo com o seu "estado de espírito".
"Outro dia acabei dando, por exemplo, porque ficaram insistindo muito", afirmou.

Ilha de segurança
O analista de sistemas Renato Salgado afirmou que não se irrita mais com a abordagem ostensiva de pedintes pela cidade.
"Acabei me acostumando e criando uma casca protetora. Quando tenho um trocado e a pessoa é simpática, acabo dando", disse o analista.
Salgado disse que suas esmolas dificilmente ultrapassam o valor de R$ 1.
"Quando não quero ser incomodado, acabo procurando uma ilha de segurança, como um cinema em um shopping center."
O analista acredita que os pedintes trocaram os semáforos pela noite porque a concorrência é menor. "Hoje em dia não há lugar em São Paulo sem pedintes. Só quando chove é que eles somem." (GN)


Texto Anterior: Maioria tem casa e rejeita ajuda oficial
Próximo Texto: Gregori defende toque de recolher
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.