São Paulo, sexta-feira, 13 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA

Ministério ainda não calculou resultado da medida

Após 119 dias, horário de verão acaba amanhã

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O horário de verão 2003/2004 termina amanhã, à meia-noite (0h de domingo), quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora nos Estados das regiões Sul e Sudeste e em Goiás, em Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. A medida foi adotada em 19 de outubro do ano passado.
Até ontem, o Ministério de Minas e Energia não tinha calculado o resultado preliminar do horário de verão -quanto diminuiu a demanda por energia no horário de maior consumo (das 17h às 21h) e de quanto foi a economia média de energia durante o período.
Quando a medida foi anunciada, o ministério estimava que a demanda por energia no horário de pico cairia 5% no Sudeste e no Centro-Oeste e 6% no Sul. Essa redução equivale à demanda das cidades de Londrina (PR), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS) entre as 17h e as 21h.
A medida também evita reajustes ainda maiores na tarifa de energia elétrica.
Caso o horário de verão não fosse adotado, seria necessário gerar mais energia termelétrica (mais cara que a hidrelétrica) para compensar o aumento do consumo, comum no verão. O aumento do custo decorrente do uso dessa energia mais cara seria repassado à tarifa. Quando anunciou a medida, o governo estimava que fossem economizados entre R$ 27 milhões e R$ 30 milhões.


Texto Anterior: Febem: Alckmin determina demissão de funcionário
Próximo Texto: Clima: Chuva de granizo deixa ruas cobertas de gelo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.