São Paulo, sábado, 13 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Índice

CARLOS FRANCISCO NATAL LEFCADITO VON SCHMIDT (1929-2010)

Escritor e curador de Bienais apaixonado pelo Japão

ESTÊVÃO BERTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Carlos von Schmidt deixou pronto um livro cuja publicação estava prevista para o segundo semestre do ano. Era o primeiro romance de um autor que escrevia sobre arte. Curador da Bienal Internacional de SP por duas vezes (em 1979 e 1989), ele lançou em 1997 um livro mostrando como os casos amorosos do pintor Pablo Picasso interferiam na produção artística do espanhol. A obra tem o nome de "Na Cama com Picasso".
Filho de pai austríaco e mãe brasileira, tinha o sobrenome Natal por ter nascido justamente em 24 de dezembro. Na França, formou-se em história e civilização francesa pela universidade de Nancy. Nos anos 1970, fez e apresentou 33 programas, de meia hora cada, sobre arte, na TV Cultura. Por uma década, de 1969 a 1979, dirigiu o Museu de Arte Brasileira (MAB), da Faap. Também foi o idealizador do circuito off-Bienal. Até a semana passada, trabalhava na galeria André, onde estava havia dez anos. Bravo e crítico, às vezes causava medo devido ao seu jeitão.
Tinha enorme gosto pelo Japão -possuía um quarto decorado ao estilo oriental em casa, onde costumava andar vestindo um quimono.
Para os amigos, adorava preparar uma feijoada.
Na quinta (4), indo ao médico de táxi, sofreu um AVC (acidente vascular cerebral).
Morreu nesta quarta, aos 80.
Deixa o filho Guilherme, fotógrafo, e um neto. A missa de sétimo dia será na quinta, às 19h30, na igreja N. Sra. do Brasil, em SP. Os amigos cuidarão do lançamento do livro.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.