São Paulo, Sábado, 13 de Fevereiro de 1999
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Pagode rouba espaço do axé na Bahia

da Agência Folha, em Salvador

Dez anos depois de sua explosão, o ritmo que projetou as estrelas da axé music no Brasil e no exterior já não reina sozinho no Carnaval de Salvador (BA).
Desde a última quarta-feira, quando 13 trios elétricos fizeram a abertura não-oficial da folia baiana, o pagode, a música romântica, o funk, a MPB, o pop rock e até mesmo as canções religiosas gravadas pelo padre paulista Marcelo Rossi vêm dividindo a preferência dos foliões na cidade.
Nos trios elétricos que trafegam pela cidade, os hits da axé music "Peraê" (Banda Beijo), "Carro Velho" (Banda Eva) e "Terra Festeira" (Daniela Mercury) são tão tocadas quanto a música romântica "Mal Acostumado" (gravada pela banda Ara Ketu) e os pagodes "Carrinho de Mão" (Terra Samba), "Juliana" (banda Bom Balanço), "Rebola" (É o Tchan), "Melô do Ti Catá" e "Psiu Psiu" (Companhia do Pagode).
A música do padre Marcelo Rossi "Louvemos ao Senhor" também é uma das mais executadas pelos trios elétricos, especialmente nos locais onde há maior concentração de foliões.
"O ritmo mais lento da música do padre Marcelo Rossi diminui a possibilidade de empurrões e cotoveladas. Também é bom para descansar um pouco, entre um pagode e um galope (ritmo tradicional da axé music)", disse o cantor de trio elétrico Tavinho (Estevão Moares Rocha).
Em média, o repertório de um cantor de trio elétrico é composto por cem músicas durante o Carnaval. "É claro que nós temos que cantar um pouco de tudo para agradar a todos os foliões", disse a cantora Ivete Sangalo (banda Eva).
Segundo Ivete, os baianos e turistas que participam do Carnaval de Salvador absorvem muito bem outros ritmos musicais.
Na madrugada de ontem, a cantora Margareth Menezes convidou para cantar em seu trio elétrico Leila Pinheiro, Sandra de Sá e Edson Cordeiro.
"O público cantou junto com eles, numa clara demonstração de que o Carnaval é uma festa democrática e comporta todos os ritmos musicais", disse Margareth.
É de olho nesse mercado, que muitos cantores que aparentemente não têm nenhuma ligação com a folia momesca visitam a cidade para dar "canja" em cima de trios elétricos durante o Carnaval.
No ano passado, por exemplo, apareceram a dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano, a rainha dos caminhoneiros, Sula Miranda, o cantor Chico César e a intérprete Marisa Monte.
Além dos novos ritmos e sucessos atuais da axé music, o Carnaval de Salvador também é marcado pela execução de músicas compostas no final dos anos 60 e início da década de 70.
Uma das músicas mais executadas pelos trios elétricos independentes (que tocam para os foliões "pipocas") é "Atrás do Trio Elétrico", composta por Caetano Veloso no final da década de 60.
"Esta música sintetiza uma profunda mudança no Carnaval de Salvador. Depois desta gravação, os trios elétricos ficaram ainda mais conhecidos no Brasil e no exterior", disse a cantora Gil, da Banda Beijo.
Segundo informações da Bahiatursa (órgão oficial de turismo), o Carnaval de Salvador movimenta cerca de R$ 120 milhões com a venda de discos durante as festas. (CHRISTIANNE GONZÁLEZ)


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