São Paulo, quarta-feira, 13 de março de 2002

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TRANSPORTE

CPTM e Infraero preparam licitação de linha projetada nos anos 90 para ligar a capital a Guarulhos em 20 minutos

SP faz convênio para levar trem a Cumbica

ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), assina amanhã um convênio com a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) para a implantação da linha de trem de passageiros que deve ligar a capital paulista ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.
A medida vai formalizar um projeto que a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) tem na gaveta desde a metade dos anos 90, mas que só começa a ganhar contornos oficiais neste ano de eleições.
A idéia é construir até 2005 uma linha de trem expresso de 24 km, a partir do centro de São Paulo, com viagem de 20 minutos até Guarulhos. O preço da passagem é estimado em R$ 20. O intervalo das composições, de 12 minutos.
O objetivo é atrair os passageiros que hoje utilizam veículos particulares, táxis e ônibus especiais para chegar ao aeroporto, demorando mais de uma hora e ficando sujeitos a congestionamentos na marginal Tietê. A CPTM também tem interesse em usar vagões no transporte de carga -380 mil toneladas são despachadas por ano em Cumbica. Em 2001, 13 milhões de passageiros embarcaram e desembarcaram lá.
A facilitação do transporte ao aeroporto também deve viabilizar a transferência de parte do tráfego aéreo de Congonhas, na zona sul de São Paulo, que está no limite.
A linha batizada de "Expresso Aeroporto" será construída e explorada pela iniciativa privada, em regime de concessão. O traçado, porém, deverá utilizar parte da malha ferroviária da linha F (Brás-Calmon Viana) da CPTM.
O presidente da Infraero, Fernando Perrone, disse à Folha que a empresa estuda participar diretamente da concessão, prevista para durar até 30 anos. "A gente pode entrar como investidor."
A partir do convênio, a Infraero e a CPTM vão elaborar um edital de licitação para ser lançado no final deste semestre. O objetivo é que as obras comecem em 2003.
Renato Viegas, superintendente de projetos de transportes da CPTM, afirmou que caberá à iniciativa privada decidir a localização da estação terminal na capital paulista. O mais provável é que a linha ligue Guarulhos ao Brás, com gastos de US$ 300 milhões, e depois sejam programadas extensões até Barra Funda e Pinheiros.
Segundo Viegas, a CPTM quer incluir na concorrência a implantação de uma linha metropolitana para servir os moradores de Guarulhos. Com preços mais populares, ela teria quatro estações, demanda de 110 mil passageiros por dia e seguiria a mesma via da "Expresso Aeroporto". O convênio entre Estado e Infraero, porém, não engloba essa sugestão, já chamada de "Expresso Guarulhos".
A intenção da Infraero é que a inauguração da nova linha de trem ocorra antes da conclusão das obras de ampliação de Cumbica: serão construídos mais dois terminais de embarque. O primeiro deve ficar pronto em até cinco anos, aumentando a capacidade do aeroporto de 17 milhões para 29 milhões de passageiros.



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