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TRANSPORTE
CPTM e Infraero preparam licitação de linha projetada nos anos 90 para ligar a capital a Guarulhos em 20 minutos
SP faz convênio para levar trem a Cumbica
ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), assina
amanhã um convênio com a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) para a implantação da linha de trem
de passageiros que deve ligar a capital paulista ao aeroporto de
Cumbica, em Guarulhos.
A medida vai formalizar um
projeto que a CPTM (Companhia
Paulista de Trens Metropolitanos) tem na gaveta desde a metade dos anos 90, mas que só começa a ganhar contornos oficiais
neste ano de eleições.
A idéia é construir até 2005 uma
linha de trem expresso de 24 km, a
partir do centro de São Paulo,
com viagem de 20 minutos até
Guarulhos. O preço da passagem
é estimado em R$ 20. O intervalo
das composições, de 12 minutos.
O objetivo é atrair os passageiros que hoje utilizam veículos
particulares, táxis e ônibus especiais para chegar ao aeroporto,
demorando mais de uma hora e
ficando sujeitos a congestionamentos na marginal Tietê. A
CPTM também tem interesse em
usar vagões no transporte de carga -380 mil toneladas são despachadas por ano em Cumbica. Em
2001, 13 milhões de passageiros
embarcaram e desembarcaram lá.
A facilitação do transporte ao
aeroporto também deve viabilizar
a transferência de parte do tráfego
aéreo de Congonhas, na zona sul
de São Paulo, que está no limite.
A linha batizada de "Expresso
Aeroporto" será construída e explorada pela iniciativa privada,
em regime de concessão. O traçado, porém, deverá utilizar parte
da malha ferroviária da linha F
(Brás-Calmon Viana) da CPTM.
O presidente da Infraero, Fernando Perrone, disse à Folha que
a empresa estuda participar diretamente da concessão, prevista
para durar até 30 anos. "A gente
pode entrar como investidor."
A partir do convênio, a Infraero
e a CPTM vão elaborar um edital
de licitação para ser lançado no final deste semestre. O objetivo é
que as obras comecem em 2003.
Renato Viegas, superintendente
de projetos de transportes da
CPTM, afirmou que caberá à iniciativa privada decidir a localização da estação terminal na capital
paulista. O mais provável é que a
linha ligue Guarulhos ao Brás,
com gastos de US$ 300 milhões, e
depois sejam programadas extensões até Barra Funda e Pinheiros.
Segundo Viegas, a CPTM quer
incluir na concorrência a implantação de uma linha metropolitana
para servir os moradores de Guarulhos. Com preços mais populares, ela teria quatro estações, demanda de 110 mil passageiros por
dia e seguiria a mesma via da "Expresso Aeroporto". O convênio
entre Estado e Infraero, porém,
não engloba essa sugestão, já chamada de "Expresso Guarulhos".
A intenção da Infraero é que a
inauguração da nova linha de
trem ocorra antes da conclusão
das obras de ampliação de Cumbica: serão construídos mais dois
terminais de embarque. O primeiro deve ficar pronto em até
cinco anos, aumentando a capacidade do aeroporto de 17 milhões
para 29 milhões de passageiros.
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