UOL


São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INFÂNCIA

Febem demite seis funcionários acusados de facilitar fugas de internos
A Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor) anunciou ontem a demissão por justa causa de seis funcionários acusados de facilitar a fuga de internos na unidade de Franco da Rocha (Grande São Paulo), nos meses de janeiro e fevereiro.
A demissão foi resultado de três sindicâncias instauradas pela fundação para apurar denúncias de envolvimento de funcionários com irregularidades e facilitação de fugas.
Segundo a Febem, a sindicância aberta no dia 31 de janeiro comprovou que quatro funcionários facilitaram a fuga de nove internos no começo do ano.
O presidente do sindicato dos funcionários da Febem, Antonio Gilberto da Silva, disse que ainda não tinha sido informado oficialmente das demissões, mas que o sindicato está defendendo três dos quatro envolvidos no processo. "A Febem está usando os funcionários como bode expiatório para dar uma satisfação política para a opinião pública."
Silva atribui a responsabilidade da fuga ao coordenador da ala, que, segundo ele, sabia da intenção dos detentos e não deixou os funcionários tomarem providências. "Existem funcionários que devem ser responsabilizados, mas são poucos", diz.
A sindicância aberta no dia 16 de janeiro concluiu que um funcionário vendeu chaves de algemas para internos. Outro processo, de 8 de fevereiro, mostrou que um funcionário entregou chaves dos dormitórios.
O promotor da Infância e Juventude Wilson Tafner diz que as demissões são um processo positivo à instituição.
(DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Crime: Tiroteio em escola deixa duas garotas feridas
Próximo Texto: Clima: Chuvas isolam região norte do Amapá; preço de alimentos está inflacionado
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.