São Paulo, sábado, 13 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPANHA

Violência no trânsito e faixa de pedestre serão tema do Dia Mundial da Saúde
Entidades reunidas ontem em Brasília para definir as atividades do Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, decidiram fazer um manifesto em defesa da paz no trânsito. O documento trará como tema principal o uso da faixa de pedestres.
Decidiram também que o slogan da campanha no país será "O trânsito é feito de pessoas. Valorize a vida". O dia é promovido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e coincide com a data de criação do órgão.
Também estão sendo feitas fotos de autoridades e artistas atravessando a rua na faixa, que serão usadas no próximo dia 7 em materiais da campanha.
Já foram fotografados o ministro das Cidades, Olívio Dutra, e o diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Ailton Brasiliense Pires. A idéia é envolver outros ministros e até o presidente Lula.
Neste ano, o tema de discussão do Dia Mundial da Saúde será a violência no trânsito. Segundo dados da OMS, baseados em números de 2001, os acidentes de trânsito lideram as estatísticas de mortes violentas por causas externas, com 1,2 milhão de vítimas. Em segundo lugar está o homicídio, com 600 mil casos.
No Brasil, os acidentes provocaram, no mesmo ano, a morte de 30.527 pessoas, informa a Secretaria de Vigilância em Saúde do governo federal. Na maioria, são homens entre 20 e 39 anos.
No mesmo dia, será lançado em Paris um relatório sobre a situação das mortes no trânsito em todos os países do mundo. O prefácio é assinado pelos presidentes, inclusive o do Brasil. (DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)


Texto Anterior: Administração: Prefeitura lança o Bolsa Aluguel e quer edifício São Vito vazio em um mês
Próximo Texto: Segurança: Carro de juiz é atingido por dois tiros em BH
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.