São Paulo, Sábado, 13 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENCHENTES
Foi o segundo desmoronamento em dois dias na cidade; Estado teve 33 mortes desde dezembro devido às chuvas
Desabamento mata mais 3 em S. Bernardo

da Redação

Pelo menos três pessoas morreram em um desmoronamento ocorrido ontem de madrugada em São Bernardo devido às chuvas. Foi o segundo desmoronamento com morte na cidade em dois dias por causa das chuvas.
O desmoronamento ocorreu na favela da Vila São Pedro. Duas casas e quatro barracos foram atingidos às 5h20.
Até o final da tarde de ontem, a Defesa Civil do Estado considerava como vítimas fatais do acidente Daniel Venancio da Costa, 25, Francisca de Fátima Faustino Costa, 32 e sua filha, Fabiana Santos da Costa, 8.
Daniel foi o primeiro a ser encontrado morto. Seu irmão, Isaac Venancio da Costa, estava desaparecido até a noite de ontem.
O desabamento deixou ainda seis feridos: Cleonaldo José de Brito, Osair Venancio dos Santos, Josias Venancio dos Santos, Ilaxio Martins dos Santos, Rocanciano Sebastian de Lima e Luiz Balbino da Costa, marido de Francisca e pai de Fabiana.
Zali Tea, moradora da rua da Bica, onde ocorreu o acidente, disse que o local do deslizamento é considerado área de risco.
Segundo ela, a prefeitura já tinha retirado alguns moradores do local havia dois anos após outro desmoronamento que derrubou quatro casas.
Ontem a Secretaria Municipal da Habitação de São Bernardo estava no bairro para transferir provisoriamente 30 famílias da favela para um alojamento da prefeitura.
Com o acidente, São Bernardo totalizou pelo menos cinco mortes devido às chuvas em dois dias.
Anteontem, Cícero Lira de Oliveira, e seu filho, Selton Oliveira Silva, 1, morreram depois que um barranco deslizou e atingiu o quarto onde dormiam no distrito de Riacho Grande, em São Bernardo.

Totalização
Até ontem de manhã, a Defesa Civil havia totalizado 33 mortes devido às chuvas em todo o Estado de São Paulo, já incluindo as três vítimas do desmoronamento de São Bernardo.
O número é contado desde a implantação da Operação Verão, que começa no dia 1º de dezembro e se estende até o dia 31 deste mês.
No ano passado, o total de mortos no Estado foi de 25.
Na operação de 1997, houve 35 mortes registradas, sendo 9 na região do Vale do Ribeira, que não teve vítimas neste ano.
A Defesa Civil registrou ainda 36 feridos neste ano. Ontem, havia 440 desabrigados no Estado devido às chuvas.
Até agora, as chuvas tiveram consequências como mortos, feridos ou desabrigados -ocorrências atendidas pela Defesa Civil- em 76 municípios do Estado de São Paulo. No ano passado, foram 46 cidades.


Texto Anterior: Isto é Savelli
Próximo Texto: Chuva de 4 horas faz Piracicaba decretar estado de emergência
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.