São Paulo, domingo, 13 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Item para uso de insulina tem recall

JULIO ABRAMCZYK

O FDA (Food and Drug Administration), organismo estatal norte-americano de controle de remédios e equipamentos médicos, recomendou aos diabéticos suspender o uso da bomba de infusão de insulina Paradigm Quick-Set Plus.
A bomba de infusão de insulina é um dispositivo de pequeno tamanho, preso ao corpo, para liberação de insulina de ação rápida em pequenas quantidades, nos momentos necessários. É empregada há muitos anos nos Estados Unidos e seu uso está liberado no Brasil.
A medida foi tomada pelo FDA por problemas no aparelho, que resultaram na interrupção do fluxo de insulina aos pacientes. O FDA classificou o aviso como recall Classe 1 -situação na qual existe uma probabilidade razoável de que o uso do produto pode causar sérias conseqüências adversas para a saúde.
O aviso também serve para indicar a possibilidade de ocorrer até mesmo a morte do paciente.

Devolução ou troca
Em decorrência do aviso do FDA, a Medtronic, Inc., fabricante do aparelho, emitiu no dia 18 de maio um recall (aviso para devolução e/ou troca do equipamento) aos pacientes, profissionais da saúde e distribuidores para o Paradigm Quick-Set Plus das séries MMT-359S6, MMT-359S9, MMT-359L6 e MMT-359L9.


E-mail - julio@uol.com.br


Texto Anterior: 11 de setembro: 11% têm sintomas de estresse em NY
Próximo Texto: Sangue: Amanhã é o Dia Mundial do Doador
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.