São Paulo, domingo, 13 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Vivo feliz com meus dois pais"

DA REPORTAGEM LOCAL

Aldo e Pedrinho estão juntos há 20 anos. Formam uma família, por isso queriam filhos, como toda família quer. Então adotaram Isabella, que tinha três meses.
Quando Isabella fez cinco anos, eles adotaram Ninna, que tinha 48 horas quando veio para a casa.
As leis que regem a adoção exigem que os pais, ou o pai ou a mãe, tenham condições de cuidar da criança. Casais homossexuais são sempre vistos como suspeitos, por preconceito, e por isso quase não têm chances de adotar.
Para driblar esse preconceito, o pai Pedrinho Fernandes adotou Isabella Karoline Fernandes, hoje com 15 anos. E o pai Aldo Sobral adotou Ninna Victoria Sobral, hoje com 10 anos.
Os dois, que têm 40 anos, são chamados de pais, o pai Aldo e o pai fofo, porque Pedrinho "é mais gordinho", diz Isabella.
As duas meninas freqüentam escola, psicoterapeuta, fazem informática. Antes de serem fotografadas e ouvidas, as psicólogas que cuidam das duas foram consultadas. "Foi Isabella quem insistiu na entrevista", diz Pedrinho.
"Vivo feliz com os meus dois pais", ela diz, contando que todo mundo na escola sabe e que seus colegas e pais freqüentam a casa.
A mais nova diz que tem dois pais para ajudar a fazer as lições.
Os pais são empresários e estilistas e dividiram as funções paternas como qualquer casal. "A gente se revezava quando os bebês choravam à noite, passávamos madrugadas acordados, embalando no colo, preparando mamadeiras, consultando o médico, dando o remédio na hora certa", recorda Pedrinho.
Quando as meninas cresceram, foram eles que explicaram como nasciam os bebês, o que era a menstruação, porque homens e mulheres são diferentes. Na retaguarda, estavam e estão sempre as psicoterapeutas. No entender de Pedrinho, os avós, as tias e as sobrinhas dão a elas o que precisam saber do lado feminino. (AB)


Texto Anterior: Comportamento: Gays sonham com casamento tradicional
Próximo Texto: Transformista tem apoio materno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.