São Paulo, domingo, 13 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIDADANIA

Lésbicas de SP fazem caminhada e show musical debaixo de chuva e frio
Debaixo de chuva fria e constante, mulheres realizaram ontem a 2ª Caminhada de Lésbicas e Simpatizantes de São Paulo, como parte da Semana do Orgulho Gay que termina hoje. Mais de 300 pessoas, segundo os organizadores, caminharam do Masp, na avenida Paulista, seguindo depois até a alameda Itu, nos Jardins, onde um show encerraria a manifestação.
"A Invasão das Bárbaras", como as mulheres chamaram a marcha, foi aberto por um trio elétrico seguido de Amazonas, três delas montadas em cavalo. O tempo ruim, que reduziu em muito o número de participantes, levou as lésbicas a brincarem dizendo que "São Pedro era homofóbico".
A caminhada tinha representantes de grupos de vários locais do país. O "direito à igualdade" era a principal palavra de ordem. "Queremos Justiça, queremos família, casamento. Somos lésbicas e temos direito a tudo isso." Duas participantes, de 18 anos, que namoram há dois e que ainda não informaram à família nem se deixam expor diante da maioria dos amigos, disseram que a presença ali era uma "questão de marcar presença". "Se todas tivéssemos iniciado essa luta há uma década, hoje não precisaríamos nos esconder", disse uma delas.
Enquanto as lideranças davam entrevistas e se apresentavam como lésbicas, a maioria delas, especialmente as mais novas, ainda procuravam fugir das câmaras e evitavam ser vistas de mãos dados ou trocando beijos.
Os cartazes diziam "Menos cartilha, mais política", "Cidadania Para as Lésbicas" e "Lésbicas, sem medo de ser feliz". Outro, da Comissão de Mulheres Lésbicas de Campinas, reivindicava: "Ministério da Saúde, queremos preservativos específicos para mulheres que fazem sexo com mulheres".
(DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Panorâmica - Clima: Temperatura não cai abaixo de zero, mas neve atinge seis cidades no Sul
Próximo Texto: Fogo: Incêndio em favela deixa sete feridos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.