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Jovem se sente abandonado
da Sucursal do Rio
Sentimento de abandono,
a falta do pai e um número
crescente de jovens de classe média envolvidos com
infrações penais são características que surgiram de
pesquisa realizada com 27
adolescentes de 13 a 18 anos
que passaram pelo Juizado
da Infância e da Juventude
do Rio -82% deles acusados de roubos e furtos.
Do total de adolescentes
entrevistados pelas pesquisadoras da Cespi (Coordenação de Estudos e Pesquisas sobre a Infância da Universidade Santa Úrsula) e
da 2ª Vara do Juizado, cinco não eram de famílias de
baixa renda.
Para a coordenadora da
Cespi, Irene Rizzini, existe
uma tendência internacional de crescente envolvimento de jovens de famílias
mais abastadas com infrações penais -principalmente em relação ao uso e
tráfico de drogas.
Independente da situação
socioeconômica dos entrevistados, Rizzini afirma que
uma característica importante dos relatos é o sentimento de solidão, de abandono, de não ter pessoas na
família para conversar.
Em geral, são relatos que
falam da mãe trabalhando e
do pai ausente ou que pouco aparece em casa.
Dos entrevistados, apenas
seis moravam com o pai e a
mãe, um com a mãe e o padrasto e um com o pai e a
madrasta. O restante ou
morava com a mãe ou com
parentes ou em instituições
ou na rua.
Excesso
Chamaram também a
atenção das pesquisadoras
Rizzini, Ruth Belém, Suely
Faria e Tania Chalhub os
relatos das violências familiares mais sutis do
dia-a-dia, como o excesso
de autoridade.
"Ele (o pai) ficava me esculachando na frente dos
outros. Ficava me chamando de burro, idiota. Ficava
me xingando", disse um
rapaz de 17 anos, cujo pai
exercia um cargo de confiança no governo.
"O abuso físico é uma regra. E o abuso verbal, mais
ainda", afirma Rizzini.
Para ela, os dados da pesquisa mostram a necessidade de mudanças nas políticas voltadas para a infância
-dando-se, por exemplo,
ênfase no item educação.
Segundo Rizzini, o crescente envolvimento de jovens com infrações penais
não se resolve com "o endurecimento das leis."
Para ela, o melhor caminho é a prevenção. "Temos
que mudar, pela educação,
a formação das crianças."
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