UOL


São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obra é um dos símbolos dos anos 50

DA REPORTAGEM LOCAL

O Edifício São Vito é símbolo de uma época em que São Paulo crescia em ritmo vertiginoso e enfrentava uma crise habitacional (por causa da migração) e de transportes (pela timidez do traçado viário) -os anos 50.
A solução que os empreiteiros encontraram para a crise habitacional foram os apartamentos de um dormitório ou kitchenettes, palavra inglesa que designa apartamentos com quarto e sala conjugados, e cozinha pequena ou abrigada num armário.
O São Vito, que na verdade são dois edifícios geminados (o outro prédio é o Mercúrio), foi inaugurado em 1959. Eles foram projetados pelo arquiteto Aron Kogan, um dos sócios da construtora Zarzur e Kogan.
A mesma empresa construiu outro conjunto de edifícios do mesmo gênero em São Paulo, na rua Paim (Bela Vista), que enfrenta o mesmo problema do São Vito: a deterioração.
As razões do abandono estão relacionadas com o retorno pequeno que esses edifícios dão aos proprietários. Como o lucro com aluguel é baixo ou nulo, acabam virando terra de ninguém. Dados do Censo de 2000, do IBGE, mostram que há 39.289 domicílios vagos nos bairros centrais de São Paulo -ou 18,2% do total.


Texto Anterior: Prédio é perto de tudo, diz morador
Próximo Texto: Frases
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.