São Paulo, domingo, 13 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

passei por isso

"Fiquei muito mal, a dor é insuportável"

Tive pancreatite há quase três anos. Foram três crises, e as dores eram fortíssimas. Na primeira vez, começou durante a madrugada. Acordei com essas dores. Foi de repente, nunca tinha sentido nada. Eu vomitava sem parar. Fiquei muito mal, a dor é insuportável. Quando fui para o pronto-socorro, já não estava conseguindo andar.
Foi muito rápido, e eu nem pensei em pâncreas, parecia no estômago. A gente nem se lembra mesmo de que tem pâncreas. Mas é um órgão perigoso, uma pancreatite pode levar à morte.
No hospital, fiz exames e fui internada. Fiquei quatro dias internada, em repouso, sem me alimentar, tomando soro e medicação. Depois, fui para casa, sob uma dieta rigorosa, e então me recuperei.
Passou um mês, tive novamente o mesmo quadro. Fui para o hospital, exames, internação. Isso aconteceu três vezes. Aí o médico optou por retirar a vesícula, porque eu podia ter microcálculos.
Tenho um filme que mostra que naquela hora já estava perto de ter outra crise porque, no canal da vesícula, tinha um microcálculo saindo. Fiz a cirurgia e nunca mais senti nada. Minha vida é normal, como de tudo, nem lembro de não ter vesícula.


Texto Anterior: Perguntas
Próximo Texto: Retirada da vesícula biliar ajuda a evitar novas crises provocadas pelos cálculos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.