São Paulo, domingo, 13 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantão Médico

Conferência aborda HIV em criança

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

A 16ª Conferência Mundial sobre Aids analisa, de hoje a sexta-feira, em Toronto, Canadá, os avanços obtidos no controle e tratamento da infecção pelo HIV nos últimos anos. Um dos temas abordará a terapia antiretroviral em crianças.
Ainda hoje são observados diariamente, nos países em desenvolvimento, 1.500 novos casos da infecção pelo HIV em crianças e adolescentes com menos de 15 anos de idade. Em mais de 90% desses pacientes, a transmissão do vírus ocorreu através da mãe do bebê.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, até há poucos anos as crianças infectadas pelo HIV apresentavam sintomas clínicos já no primeiro ano de vida, quando em um terço deles a doença evoluía para a morte, assim como ocorria em metade desses 1.500 pequenos pacientes até os dois anos de idade.
Entretanto, nos países onde a terapia antiretroviral foi introduzida com sucesso esta situação mudou para melhor e agora essas crianças alcançam a adolescência e até a idade adulta.
Esta atividade da saúde pública, entre outras relacionadas ao controle da epidemia pelo HIV, fazem parte do temário da conferência.

Revistas científicas
Será realizado no próximo dia 20, no Hotel Intercontinental, no Rio, o Fórum de Editores Científicos da Área de Saúde Pública.
A reunião foi organizada pela Revista de Saúde Pública, da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo), Associação Brasileira de Saúde Coletiva e pela Bireme/OPAS/OMS como coordenadora da Scielo Saúde Pública.
O fórum, que ocorre durante o 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, irá debater os sistemas de avaliação da produção científica e as experiências dos periódicos nacionais da área da saúde pública.


Texto Anterior: Mais Saudável
Próximo Texto: Notívago de SP adota o "quanto mais trash melhor"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.