São Paulo, quinta, 13 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEIO AMBIENTE

Ibama no AM apreende carne de jacaré e de pirarucu

ALTINO MACHADO
da Agência Folha, em Manaus

Fiscais do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no Amazonas apreenderam anteontem em Manaus 15 toneladas de carne de jacaré e pirarucu. As duas espécies estão ameaçadas de extinção e são protegidas por leis.
O carregamento de carne -4,5 t de pirarucu e 10,5 t de jacaré- estava sendo transportado no barco São Benedito do Gurupá na confluência dos rios Negro e Solimões. A carne foi distribuída ontem entre 107 entidades filantrópicas cadastradas pelo Ibama.
O carregamento apreendido continha as espécies de jacaré-tinga e jacaré-açu.
A caça de jacarés é proibida no país desde 67. A pesca do pirarucu, que chega a medir 2,5 metros e a pesar 250 quilos, é proibida na Amazônia durante o período de reprodução da espécie, que ocorre de dezembro a março.
No Amazonas, o Ibama proibiu a pesca do pirarucu há três anos, mas a carne continua sendo vendida livremente nas feiras e mercados por falta de fiscalização.
Foi lavrado contra Manoel Fonseca Bastos, dono do barco, auto de infração baseado nas leis de Degradação Ambiental e de Crimes Ambientais.
O Ibama apreendeu ano passado 17 toneladas de carne de jacaré e 37 toneladas de pirarucu.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.