São Paulo, segunda-feira, 13 de setembro de 2004

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TRÂNSITO

Via terá o sentido invertido em outubro, o que impedirá sua utilização com alternativa à Rebouças rumo ao centro

Túnel abre e alivia a rua Sampaio Vidal

FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL

Com a inauguração do túnel da avenida Rebouças sob a Faria Lima, ontem à tarde, o secretário de Projetos Especiais da prefeitura paulistana, Valdemir Garreta, anunciou um acordo que vai beneficiar moradores da rua Sampaio Vidal, no Jardim Europa (na zona oeste da cidade) -região onde mora a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT).
No próximo domingo, cumprindo o prazo acordado depois de sete reuniões com moradores da região, a prefeitura vai bloquear o acesso alternativo à Sampaio Vidal pela Faria Lima -utilizado desde janeiro por causa da interdição parcial da Rebouças.
Ainda como parte do acordo, a Sampaio Vidal terá sua mão invertida no início de outubro -os carros passarão a rodar temporariamente no sentido Joaquim Antunes-Faria Lima. Com isso, motoristas que se dirigem ao centro não poderão usá-la como alternativa à Rebouças.
"Mas é algo temporário, por uns dois meses, só para desestimular o vício de quem se acostumou a usar o percurso alternativo por causa das obras", diz Lia Ribeiro Ficarelli, moradora de uma vila contígua à Sampaio Vidal.
Segundo ela, depois desse período a via deverá voltar a ter mão dupla, como era antes do início das obras.
Garreta confirma o acordo. Diz, no entanto, que marcará nova reunião nesta semana para discutir as mudanças. "Como recebemos um abaixo-assinado para que a rua volte a ter duas mãos, o mais provável é que façamos as duas alterações ainda neste ano", disse o secretário.
Uma arborizada alameda com pequeno fluxo de veículos até o início deste ano, a via se tornou rota de carros e ônibus por causa das obras do túnel e do Passa-Rápido Campo Limpo-Consolação, corredor de ônibus que liga a zona sul ao centro, liberado ainda incompleto ao tráfego no fim de semana -há obras de enterramento de cabos e construção de pontos na Rebouças.
Usada por crianças de bicicleta e moradores praticantes de esportes, a Sampaio Vidal chegou a ter, durante o período de obras, a passagem de até 2.000 carros no horário de pico e o fluxo contínuo de ônibus de 32 linhas diferentes.
A transferência do trânsito da Rebouças para a Sampaio Vidal levou os moradores da rua a organizar protestos contra a obra. Alguns entraram até com ações na Justiça para paralisar a construção do túnel -sem sucesso.
Outros moradores dos Jardins também terão alívio com a abertura do túnel. A região vem sofrendo com as obras e o trânsito complicado desde janeiro.
O túnel Jornalista Fernando Vieira de Mello foi liberado às 16h50 de ontem, sob uma chuva fina e com tráfego leve -cerca de 60% da frota roda aos finais de semana. Apenas hoje, com o reinício da semana e mais carros em circulação, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) poderá avaliar a eficiência da obra.
Cerca de 3.000 veículos por hora devem passar em cada sentido do túnel. Técnicos estimam que, com a obra, os motoristas levarão cerca de 30% a menos de tempo para atravessar o cruzamento da Rebouças com a Faria Lima.
O túnel funcionará em um sistema chamado pela prefeitura de "operação assistida". Estará aberto das 5h às 24h nos próximos 45 dias. De madrugada será feita a manutenção.

Carreata-surpresa
Após os discursos de inauguração, técnicos da CET ficaram surpresos com uma fila de cerca de 80 Fuscas que se alinhou na entrada da passagem. Eram integrantes do Gex Club, um grupo de "amantes do Fusca" que, sem prévio agendamento, decidiram participar do evento.
Foram os primeiros a cruzar os 600 metros do túnel -que teve seu projeto alterado em março deste ano (ficou mais profundo e mais comprido) e custou R$ 32,1 milhões a mais do que o previsto inicialmente.

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