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TRÂNSITO
Via terá o sentido invertido em outubro, o que impedirá sua utilização com alternativa à Rebouças rumo ao centro
Túnel abre e alivia a rua Sampaio Vidal
FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL
Com a inauguração do túnel da
avenida Rebouças sob a Faria Lima, ontem à tarde, o secretário de
Projetos Especiais da prefeitura
paulistana, Valdemir Garreta,
anunciou um acordo que vai beneficiar moradores da rua Sampaio Vidal, no Jardim Europa (na
zona oeste da cidade) -região
onde mora a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT).
No próximo domingo, cumprindo o prazo acordado depois
de sete reuniões com moradores
da região, a prefeitura vai bloquear o acesso alternativo à Sampaio Vidal pela Faria Lima -utilizado desde janeiro por causa da
interdição parcial da Rebouças.
Ainda como parte do acordo, a
Sampaio Vidal terá sua mão invertida no início de outubro -os
carros passarão a rodar temporariamente no sentido Joaquim Antunes-Faria Lima. Com isso, motoristas que se dirigem ao centro
não poderão usá-la como alternativa à Rebouças.
"Mas é algo temporário, por uns
dois meses, só para desestimular
o vício de quem se acostumou a
usar o percurso alternativo por
causa das obras", diz Lia Ribeiro
Ficarelli, moradora de uma vila
contígua à Sampaio Vidal.
Segundo ela, depois desse período a via deverá voltar a ter mão
dupla, como era antes do início
das obras.
Garreta confirma o acordo. Diz,
no entanto, que marcará nova
reunião nesta semana para discutir as mudanças. "Como recebemos um abaixo-assinado para
que a rua volte a ter duas mãos, o
mais provável é que façamos as
duas alterações ainda neste ano",
disse o secretário.
Uma arborizada alameda com
pequeno fluxo de veículos até o
início deste ano, a via se tornou
rota de carros e ônibus por causa
das obras do túnel e do Passa-Rápido Campo Limpo-Consolação,
corredor de ônibus que liga a zona sul ao centro, liberado ainda
incompleto ao tráfego no fim de
semana -há obras de enterramento de cabos e construção de
pontos na Rebouças.
Usada por crianças de bicicleta e
moradores praticantes de esportes, a Sampaio Vidal chegou a ter,
durante o período de obras, a passagem de até 2.000 carros no horário de pico e o fluxo contínuo de
ônibus de 32 linhas diferentes.
A transferência do trânsito da
Rebouças para a Sampaio Vidal
levou os moradores da rua a organizar protestos contra a obra. Alguns entraram até com ações na
Justiça para paralisar a construção do túnel -sem sucesso.
Outros moradores dos Jardins
também terão alívio com a abertura do túnel. A região vem sofrendo com as obras e o trânsito
complicado desde janeiro.
O túnel Jornalista Fernando
Vieira de Mello foi liberado às
16h50 de ontem, sob uma chuva
fina e com tráfego leve -cerca de
60% da frota roda aos finais de semana. Apenas hoje, com o reinício da semana e mais carros em
circulação, a CET (Companhia de
Engenharia de Tráfego) poderá
avaliar a eficiência da obra.
Cerca de 3.000 veículos por hora
devem passar em cada sentido do
túnel. Técnicos estimam que, com
a obra, os motoristas levarão cerca de 30% a menos de tempo para
atravessar o cruzamento da Rebouças com a Faria Lima.
O túnel funcionará em um sistema chamado pela prefeitura de
"operação assistida". Estará aberto das 5h às 24h nos próximos 45
dias. De madrugada será feita a
manutenção.
Carreata-surpresa
Após os discursos de inauguração, técnicos da CET ficaram surpresos com uma fila de cerca de
80 Fuscas que se alinhou na entrada da passagem. Eram integrantes
do Gex Club, um grupo de
"amantes do Fusca" que, sem prévio agendamento, decidiram participar do evento.
Foram os primeiros a cruzar os
600 metros do túnel -que teve
seu projeto alterado em março
deste ano (ficou mais profundo e
mais comprido) e custou R$ 32,1
milhões a mais do que o previsto
inicialmente.
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