São Paulo, segunda-feira, 13 de novembro de 2000

Próximo Texto | Índice

PREFEITURA DE SÃO PAULO
Pesquisa Datafolha indica que 59% acham que a prefeita eleita fará um governo ótimo ou bom
Maioria acredita em boa gestão de Marta

JOÃO CARLOS SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisa Datafolha mostra que 59% dos moradores de São Paulo acreditam que a prefeita eleita Marta Suplicy (PT) fará um governo ótimo ou bom a partir do ano que vem. O índice é similar ao esperado antes da posse do atual prefeito, Celso Pitta (56%), e idêntico ao verificado em novembro de 88, antes de a ex-prefeita Luiza Erundina assumir.
O otimismo em relação à gestão Marta só perde para a expectativa da população antes do início da administração de Paulo Maluf (93-96). Na época, 63% dos moradores esperavam uma gestão ótima ou boa do pepebista.
A pesquisa do Datafolha foi feita na última quarta-feira. Foram ouvidos 1.092 moradores com mais de 16 anos. Para este levantamento, a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Considerando a expectativa de que o governo da petista eleita será ruim/péssimo (9%), Marta tomará posse do Executivo com descrédito maior do que o de sua ex-companheira de partido.
Pouco antes de assumir, 4% dos moradores de São Paulo esperavam uma gestão ruim ou péssima de Luiza Erundina (89-92).
A situação de Marta, no entanto, é melhor do que a dos ex-prefeitos Jânio Quadros (28% de expectativa de que a gestão seria ruim/péssima), Maluf (13%) e igual a de Celso Pitta (9%).
A partir do levantamento do Datafolha, é possível verificar que, em parte, o otimismo em relação à boa administração de Marta vem justamente da reprovação à gestão de Pitta.
Para 79% dos paulistanos, a petista terá um desempenho melhor do que o do atual prefeito (11% dizem que a gestão será igual e, para outros 7%, pior).
Marta sai vencedora na comparação entre ela e Pitta até mesmo entre os moradores que declararam ter votado em Maluf na última eleição. A maioria (58%) acredita que sua administração será melhor do que a do atual prefeito.
A gestão Pitta, segundo a pesquisa, bateu recorde de reprovação (leia texto nesta pág.).

Realização
Essa boa expectativa dos moradores quando à futura administração petista envolve também a crença de que Marta Suplicy vai conseguir recursos para implementar pelo menos dois dos projetos sociais que incluiu em suas promessas de campanha.
O programa de governo de Marta prevê, por exemplo, a implantação na cidade de programas como o Renda Mínima (projeto que pretende conseguir a permanência de crianças de até 14 anos na escola proporcionando uma renda mínima às famílias) e o Começar de Novo (que auxiliaria a reintegração ao mercado de trabalhadores desempregados com mais de 40 anos).
Há também promessa de implantação de um projeto que garantiria programas educacionais e de capacitação profissional para jovens (Bolsa Trabalho) e do Banco do Povo, que faria empréstimos a pequenos empreendedores da cidade.
Embora não haja recursos garantidos para esses programas e outros no Orçamento do próximo ano, a maioria dos paulistanos (59%) acha que Marta conseguirá dinheiro para iniciar o Bolsa Trabalho e o Renda Mínima (54%) em seu primeiro ano de governo. Para 46%, no entanto, o Banco do Povo não sairá do papel (veja quadro ao lado).

Prioridades
Além de cumprir pelo menos parte de suas promessas de campanha, os paulistanos esperam também que a prefeita eleita invista em problemas que eles apontam como os primeiros a serem resolvidos.
No topo da lista aparecem os problemas com segurança/violência/criminalidade. Esse item foi citado por 50% dos moradores ouvidos pelo Datafolha.
Em seguida, com 42%, vem saúde. Essa é uma das áreas em que Marta mais enfrentará problema, pois terá de desativar o atual Sims (Sistema Integrado Municipal de Saúde) e solucionar dificuldades como a falta de servidores.
No levantamento feito pelo Datafolha, os entrevistados puderam citar, espontaneamente, mais de um problema. Eles mencionaram também educação (39%) e o combate ao desemprego (39%), entre outros, como áreas que devem receber tratamento prioritário da gestão de Marta.


Próximo Texto: Reprovação de Pitta é recorde
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.