São Paulo, terça-feira, 13 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Serra atrasa entrega de 30 AMAs

LUÍSA BRITO
DA REPORTAGEM LOCAL

A gestão do prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), vai atrasar a entrega das 30 AMAs (Assistência Médica Ambulatorial) prometidas para este ano.
A maioria das unidades só deve ficar pronta em 2006. A programação inicial da Secretaria Municipal de Saúde era inaugurar todas as AMAs até o final do mês de dezembro, mas apenas seis estão funcionando. Duas, a da Vila Missionária, (zona sul) e a do Jardim das Oliveiras (zona leste), foram entregues ontem.
O projeto é uma das principais bandeiras de Serra na área da saúde. No evento de inauguração da unidade da Vila Missionária, ontem, o prefeito disse que as AMAs "vão mudar a cara do atendimento à saúde em São Paulo".
De acordo com a secretária de Saúde, Maria Cristina Cury, outras cinco AMAs devem ficar prontas ainda neste mês.
A primeira AMA, no Jardim Ângela (zona sul), começou a funcionar em março. Apenas quatro meses depois, a segunda, no Jardim Icaraí (zona sul), foi inaugurada. Em outubro e novembro não foram entregues novas unidades. As AMAs contam com um serviço dirigido ao pronto atendimento de casos de baixa complexidade como febre e dor de cabeça. No local, o paciente não precisa marcar consulta. Cada AMA atende cerca de 350 pessoas por dia. Um dos objetivos do serviço é diminuir a demanda nos hospitais e prontos-socorros.
O prefeito disse que o atraso ocorreu devido a problemas com os locais escolhidos e as reformas que precisaram ser feitas nos prédios para a instalação das salas e equipamentos. Segundo ele, até fevereiro, dois meses após o prazo inicialmente estipulado, um total de 31 devem estar funcionando.
Segundo a secretária de Saúde, as unidades prometidas para 2005 devem ser entregues até o final do mês de janeiro de 2006.


Texto Anterior: Outro lado: Secretaria diz que não está em débito com o instituto
Próximo Texto: Clima revolto: Chuva provoca estragos no Sudeste
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.