São Paulo, sexta-feira, 14 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIO DE JANEIRO

Bebês podem ter pegado dengue na gestação

DA SUCURSAL DO RIO

Dois recém-nascidos no Rio contraíram dengue possivelmente quando ainda estavam em gestação, período em que as mães tiveram a doença. A transmissão de vírus de mãe para filho ocorre pela placenta. Até agora, segundo a Secretaria de Estado da Saúde e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), não se conheciam casos como esses.
O primeiro foi descoberto no Instituto Fernandes Figueira, vinculado à Fiocruz. Nascida em 18 de fevereiro, Ana Clara Silva Gomes teve febre e manchas vermelhas cinco dias após o parto. A mãe, Diana dos Santos Silva, 30, disse que esteve gripada.
Exames do Ipec (Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas), da Fiocruz, comprovaram que Silva havia contraído a doença. Os testes de Ana Clara confirmaram.
Ana recebeu alta há três dias. Segundo o chefe do setor de hematologia do Fernandes Figueira, José Roberto de Moraes, é grande a chance de transmissão de mãe para filha. "Não temos nem mosquitos [Aedes aegypti, transmissor da doença] nem focos de mosquitos no instituto", disse.
O segundo caso ocorreu em Angra dos Reis. A mãe, cujo nome não foi revelado, contraiu a doença dias antes do parto. O bebê, cinco dias após nascer, teve os mesmos sintomas do primeiro caso. Ainda sem resultados, pela avaliação clínica dos médicos, o bebê teve dengue.


Texto Anterior: Lula e Zapatero conversam sobre o tema, diz Tarso
Próximo Texto: Petrópolis: Jovem diz que enforcou a namorada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.