São Paulo, sábado, 14 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LÍNGUA PORTUGUESA

Museu e FMU distribuem guia de reforma ortográfica em escolas

DA REPORTAGEM LOCAL

Visitantes do Museu da Língua Portuguesa, bibliotecas e cerca de 7.900 escolas públicas do Estado de São Paulo receberão um manual com as mudanças propostas pelo Acordo Ortográfico, em vigor desde janeiro.
O "Guia da Reforma Ortográfica" é resultado de uma parceria entre a FMU e o Museu da Língua Portuguesa. Será lançado na segunda-feira e começará a ser distribuído na terça. Ele também estará disponível para download gratuito no site da FMU (www.fmu.br).
"A ideia do guia é ajudar os nossos visitantes", diz Antonio Carlos Sartini, superintendente do museu. "Porque, sempre que surgem mudanças, surgem perguntas."
A tiragem inicial do guia é de 100 mil exemplares -metade será distribuída aos frequentadores do museu e a outra metade às escolas e bibliotecas paulistas.
Segundo Arthur Sperandéo, vice-reitor da FMU, em abril sairá uma segunda tiragem, que será distribuída a escolas públicas de todo o país. "É uma contribuição para a educação brasileira."
"As regras sempre são gerais, então, na dúvida sobre uma palavra específica, o usuário deve recorrer ao Volp [Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa]", diz Ataliba Teixeira de Castilho, especialista em língua portuguesa que participou da elaboração do guia.
Elaborado pela Academia Brasileira de Letras, o Volp registra a grafia correta das palavras. Ele será lançado oficialmente na quinta.


Texto Anterior: Há 50 Anos
Próximo Texto: Blitz: Chinês é flagrado com R$ 333 mil na cueca e nas meias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.