São Paulo, sábado, 14 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Para cada 3 homens com HIV, há 1 mulher
Programa anti-Aids prioriza mulher

da Sucursal de Brasília

As mulheres receberão mais atenção no novo programa de prevenção e controle da Aids do Ministério da Saúde. A razão é o crescimento da incidência de casos na população feminina, principalmente nas regiões Sul e Sudeste.
Em 94, havia uma mulher HIV positivo para cada 26 homens contaminados no país. Hoje, essa proporção é de uma mulher para cada três homens.
O programa do ministério foi divulgado ontem e terá vigência entre julho de 1998 e junho de 2002.
Esse será o segundo programa de controle da Aids financiado pelo Banco Mundial e pelo governo brasileiro. O primeiro, também com vigência de quatro anos, terminará em junho deste ano.
Os objetivos dos programas são prevenir a doença, prestar assistência e informação e monitorar os casos de HIV. As principais novidades com relação ao programa anterior estão na gestão, buscando maior descentralização, e na ampliação do público-alvo, que abrangerá as populações de baixa renda e indígena.
Com relação à gestão, criar conselhos com representantes da sociedade civil será condição necessária para que municípios e Estados recebam verba do novo programa. Segundo Pedro Chequer, coordenador nacional de doenças sexualmente transmissíveis e Aids, a exigência de um conselho local tem o objetivo de garantir maior controle social na aplicação dos recursos.
O conselho deve ser formado por membros da sociedade civil, como ONGs e sindicatos.
Outra inovação é o estímulo à formação de consórcios municipais que organizariam a prestação de serviços regionalmente.
O valor do financiamento é de U$ 300 milhões. O Banco Mundial é responsável por 55% do financiamento. Os governos federais, estaduais e municipais respondem respectivamente por 26%, 11% e 8% do valor total.
Segundo estimativas do Ministério da Saúde, 500.000 pessoas estão infectadas pelo HIV no país.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.