São Paulo, sábado, 14 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Calouros da ECA têm poucas aulas

da Reportagem Local

Os alunos novos do curso de Publicidade da ECA (Escola de Comunicação e Artes) da USP estão tendo apenas dois ou três dias de aula por semana por falta de professores.
O departamento aposentou nove docentes desde 1989, outros sete deixaram a faculdade e somente cinco foram repostos. Mais dois professores estão em condição de se aposentar neste ano.
"Eu só tenho aula às segundas, quintas e sextas", disse o aluno Pedro Ivo Souto, 17. "O reitor falou que vai providenciar uma solução com urgência, mas eu ainda não sei em que ritmo funciona a USP".
"Eu estava acostumado com um ritmo mais puxado, fazendo cursinho e estudando o 3º ano. Como só estou tendo três aulas, o que não me faz ficar desanimado é o estágio que estou fazendo fora", disse outro calouro, Bernardo Manfredini, 17.
Em reunião no dia 10, os professores do departamento decidiram não recorrer mais ao expediente dos professores-conferencistas, que ocupavam as lacunas deixadas pela falta de docentes concursados, para pressionar a direção da Universidade a abrir novas vagas.
O professor-conferencista ganha menos e pode ser contratado sem concurso, mas sua obrigação se restringe a dar aulas.
O Departamento de Jornalismo e Editoração enfrenta problema semelhante. "Precisamos de no mínimo quatro professores a mais", disse a professora Dulcília Buittoni, chefe do departamento.
"O problema é que, para se aposentar, um professor só necessita de 30 dias, enquanto para que seja contratado outro no seu lugar são necessários pelo menos sete meses, tempo de realização do concurso público", disse o vice-diretor da ECA, Waldenyr Caldas. Segundo ele, o reitor Jacques Marcovitch prometeu uma solução "a curto prazo" para o problema.
A pró-reitora de graduação da USP, Ada Pellegrini, disse que os professores da ECA "talvez sejam os que fazem mais barulho", mas o problema existe também em outras faculdades. "Temos que verificar se realmente há necessidade de contratação. O reitor já está se ocupando do assunto", disse.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.