São Paulo, Domingo, 14 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chave deve ser desligada

free-lance para a Folha

A variação da tensão elétrica pode provocar danos irreversíveis em aparelhos eletrodomésticos. Para evitar o problema durante um blecaute, é necessário desligar a chave geral no momento do corte.
O superintendente de clientes da Eletropaulo Metropolitana, Antônio Adalberto Machado, 50, afirma que os estragos ocorrem quando a energia oscila demais para cima ou para baixo dos normais 127 volts. "O que não pode é deixar os aparelhos oscilando."
Machado dá como exemplo uma geladeira. "Se ela fica dando a partida várias vezes, o motor não aguenta."
Segundo Machado, durante o blecaute de quinta-feira algumas regiões sofreram variações para baixo da voltagem normal e em outras houve um corte abrupto da energia elétrica.
Por isso, o ideal é que o próprio morador corte o fornecimento no mesmo momento em que perceber o problema.
"Logo que acontece aquela oscilação, o morador deve desligar o quadro de luz", afirma o engenheiro eletricista José Carlos Lourenço de Almeida, 56.
O segundo passo, de acordo com o engenheiro, é tirar da tomada todos os aparelhos da casa e voltar a ligar a chave geral. Assim todos os eletrodomésticos estarão protegidos.
"Após o restabelecimento da energia, é melhor aguardar um período. Nos primeiros 30 minutos depois da volta, pode ocorrer nova variação."
A mesma orientação é dada pelo técnico em eletrônica Irineu Wilson Bertoli, 61. "É melhor não ligar os aparelhos logo em seguida porque a energia vai estar alta."


Texto Anterior: Vítima de blecaute tem direito a indenização
Próximo Texto: Rádio de pilha se torna único meio de ligação com o mundo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.