São Paulo, segunda-feira, 14 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itália e França lideram as adoções de bebês brasileiros

DA AGÊNCIA FOLHA

Itália e França lideram a lista dos países responsáveis por adoções regulares de crianças brasileiras, segundo dados PF. Os dois países respondem por 62,6% dos pedidos de emissão de passaporte de crianças para o exterior.
De 1984 a março de 2000, foram registradas 11.100 adoções internacionais regulares em território brasileiro. Dessas, 4.117 foram para a Itália e 2.837 para a França.
O maior desafio das entidades internacionais é descobrir as adoções irregulares. Não há estimativas confiáveis sobre o número de crianças que saem do país ilegalmente, tampouco das condições a que são submetidas no exterior.
Já na década de 90, alguns Estados brasileiros passaram a contar com comissões judiciais de adoções. Para se adequar às especificações do Programa Nacional de Cooperação em Adoção Internacional, o Ministério da Justiça criou, em setembro de 1999, a Autoridade Central Federal.
O órgão, subordinado à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, coordena um cadastro informatizado e unificado de informações junto às comarcas de 20 Estados brasileiros.
Um conselho nacional formado por desembargadores e por corregedores se encarrega de analisar sua atuação.
Com isso, todas as adoções passaram a seguir os critérios definidos universalmente, impedindo, por exemplo, a pré-seleção das crianças. (AC)


Texto Anterior: Outro lado: Acusadas dizem desconhecer as irregularidades
Próximo Texto: Trânsito: Veja as opções para evitar a Frei Caneca, onde foi aberto shopping
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.