|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
ADMINISTRAÇÃO
Secretário diz que a prefeitura tem de explicar grandes projetos
Marta eleva em 58,7% orçamento para publicidade
PEDRO DIAS LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL
A Prefeitura de São Paulo aumentou em R$ 14,9 milhões a verba destinada à publicidade neste
ano. Com isso, o orçamento da
área, inicialmente de R$ 25,3 milhões, saltou para R$ 40,2 milhões
-uma elevação de 58,7%.
Esse aumento na publicidade
seria suficiente, por exemplo, para dar ajuda de R$ 180 por um ano
a cerca de 6.900 famílias do Renda
Mínima. A verba extra, de acordo
com a prefeitura, foi possível graças ao excesso de arrecadação.
A prefeita Marta Suplicy (PT)
recebeu no mês passado a pior
avaliação de sua gestão. Segundo
pesquisa do Datafolha, 45% dos
paulistanos consideravam a sua
gestão ruim ou péssima.
De acordo com o secretário da
Comunicação Social, José Américo Dias, o aumento dos gastos
com publicidade será necessário
porque a prefeitura terá de explicar três grandes iniciativas: o novo sistema de transportes, a inauguração em agosto de 17 CEUs
(Centros Educacionais Unificados) -com orientações sobre o
seu uso- e as comemorações dos
450 anos de São Paulo.
No ano passado, o Orçamento
destinado à publicidade era de R$
22,5 milhões, mas a prefeitura
acabou gastando R$ 41,5 milhões.
Gastos
Antes do aumento da previsão
de gastos, a prefeitura já havia firmado contratos de publicidade
para este ano no valor de R$ 18,4
milhões. Isso significa que, em
maio, 72,7% da verba de R$ 25,3
milhões já estava comprometida.
Ontem, a prefeitura renovou
por mais seis meses o seu contrato
com o Consórcio Parceria São
Paulo, formado por três agências,
e fechou gastos de mais R$ 20 milhões ainda neste ano. Nessa verba estão incluídos os gastos com
produção e veiculação das propagandas, e o consórcio fica em média com 15% do dinheiro.
O secretário José Américo Dias
afirma que os gastos no início do
ano foram maiores que os previstos porque a prefeitura teve de fazer campanhas para explicar a
criação da taxa do lixo e as mudanças nos transportes.
As campanhas da prefeitura foram necessárias, de acordo com o
secretário, porque ele esperava
que a mídia divulgasse melhor as
medidas. "A imprensa só discutiu
os conflitos, não os projetos", reclamou o secretário.
A prefeitura planeja fechar nos
próximos dias um acordo com a
associação ligada às agências de
publicidade para reduzir o custo
de veiculação quando a propaganda for de utilidade pública.
Pitta e anos anteriores
Com o aumento de ontem, o valor destinado à publicidade desde
que Marta assumiu, em 2001, já
atingiu R$ 112,7 milhões. É mais
que o empenhado em toda a gestão Celso Pitta (1997-2000), que
foi de R$ 90,5 milhões, em valores
atualizados, segundo dados comparativos levantados pelo vereador Roberto Tripoli (PSDB).
Texto Anterior: Promotor quer destituir direção Próximo Texto: Urbanidade: O professor no paraíso Índice
|