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São Paulo, quarta-feira, 14 de maio de 2003

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ADMINISTRAÇÃO

Secretário diz que a prefeitura tem de explicar grandes projetos

Marta eleva em 58,7% orçamento para publicidade

PEDRO DIAS LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo aumentou em R$ 14,9 milhões a verba destinada à publicidade neste ano. Com isso, o orçamento da área, inicialmente de R$ 25,3 milhões, saltou para R$ 40,2 milhões -uma elevação de 58,7%.
Esse aumento na publicidade seria suficiente, por exemplo, para dar ajuda de R$ 180 por um ano a cerca de 6.900 famílias do Renda Mínima. A verba extra, de acordo com a prefeitura, foi possível graças ao excesso de arrecadação.
A prefeita Marta Suplicy (PT) recebeu no mês passado a pior avaliação de sua gestão. Segundo pesquisa do Datafolha, 45% dos paulistanos consideravam a sua gestão ruim ou péssima.
De acordo com o secretário da Comunicação Social, José Américo Dias, o aumento dos gastos com publicidade será necessário porque a prefeitura terá de explicar três grandes iniciativas: o novo sistema de transportes, a inauguração em agosto de 17 CEUs (Centros Educacionais Unificados) -com orientações sobre o seu uso- e as comemorações dos 450 anos de São Paulo.
No ano passado, o Orçamento destinado à publicidade era de R$ 22,5 milhões, mas a prefeitura acabou gastando R$ 41,5 milhões.

Gastos
Antes do aumento da previsão de gastos, a prefeitura já havia firmado contratos de publicidade para este ano no valor de R$ 18,4 milhões. Isso significa que, em maio, 72,7% da verba de R$ 25,3 milhões já estava comprometida.
Ontem, a prefeitura renovou por mais seis meses o seu contrato com o Consórcio Parceria São Paulo, formado por três agências, e fechou gastos de mais R$ 20 milhões ainda neste ano. Nessa verba estão incluídos os gastos com produção e veiculação das propagandas, e o consórcio fica em média com 15% do dinheiro.
O secretário José Américo Dias afirma que os gastos no início do ano foram maiores que os previstos porque a prefeitura teve de fazer campanhas para explicar a criação da taxa do lixo e as mudanças nos transportes.
As campanhas da prefeitura foram necessárias, de acordo com o secretário, porque ele esperava que a mídia divulgasse melhor as medidas. "A imprensa só discutiu os conflitos, não os projetos", reclamou o secretário.
A prefeitura planeja fechar nos próximos dias um acordo com a associação ligada às agências de publicidade para reduzir o custo de veiculação quando a propaganda for de utilidade pública.

Pitta e anos anteriores
Com o aumento de ontem, o valor destinado à publicidade desde que Marta assumiu, em 2001, já atingiu R$ 112,7 milhões. É mais que o empenhado em toda a gestão Celso Pitta (1997-2000), que foi de R$ 90,5 milhões, em valores atualizados, segundo dados comparativos levantados pelo vereador Roberto Tripoli (PSDB).


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