São Paulo, segunda-feira, 14 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reforma da pista principal de Congonhas vai alterar 167 vôos

Obras no aeroporto começam hoje e estão previstas para acabar em 45 dias

DA REPORTAGEM LOCAL

Começam hoje as obras na pista principal de Congonhas, em São Paulo, o que causará, por 45 dias, a alteração de 21,5% (167) dos 778 vôos operados no aeroporto. São 106 cancelamentos e 51 transferências para o aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo).
Essa intervenção busca acabar, principalmente, com o empoçamento de água na pista durante as chuvas fortes e o risco de derrapagem das aeronaves provocado por ele.
Desde fevereiro, por determinação da Justiça, pousos e decolagens eram suspensos sempre quando a lâmina d'água chegava a três milímetros.
Nesses 45 dias, a pista auxiliar, entregue na semana passada depois de dois meses de reforma, atenderá todos os vôos. Com isso, operações em Congonhas serão reduzidas para entre 28 e 33 por hora. A média nos dias normais era de 48.
A pista auxiliar foi entregue, porém, sem a implantação de um item de segurança chamado de "grooving", que são ranhuras no asfalto que ajudam no escoamento da água. Dessa forma, em caso de chuva forte, Congonhas precisará fechar para pousos e decolagens.

Sem risco
A Infraero informou que a falta do "grooving" não coloca em risco as operações fora dessas condições. O sistema está sendo implantado e deve estar completo em menos de 40 dias.
O mesmo será com a principal. Após sua entrega, também sem o "grooving", os funcionários trabalharão de madrugada (quando as operações estão suspensas) para implantá-lo.


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Cidadania: Movimento Nossa São Paulo pretende repensar a cidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.