São Paulo, sábado, 14 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Mulheres são um terço dos que entregam armas em campanha

ITALO NOGUEIRA
DO RIO

Uma aposentada de 74 anos aproveitou o cochilo do marido, de 78, e iniciou uma busca. Revirou o alto do armário e encontrou o velho revólver calibre 32 do companheiro, que ela nunca vira. Depois, saiu de casa sorrateiramente para se livrar dele.
Ela representa o perfil surpreendente das pessoas que entregaram armas na primeira semana da campanha do desarmamento. Quase um terço (32%) dos que buscaram o posto de recolhimento do Viva Rio é de mulheres.
Pesquisa da ONG, que recolheu 260 armas até o início da tarde de ontem, aponta que a maioria (69%) não foi responsável pela compra. Pelo estudo, quase metade das pessoas (47%) tinham a arma em casa como herança.
Para o coronel Ubiratan Ângelo, coordenador do Programa de Segurança Humana do Viva Rio, a pesquisa preliminar mostra que a arma das pessoas que participam da campanha "entrou na vida delas por acaso".
"São armas que muitas vezes nem são usadas, mas podem ser roubadas e cair na mão de um criminoso", diz.
Foi o caso da bibliotecária Luiza Linhares, 55, que entregou o revólver calibre 38 do marido, morto no último dia 29. "Casa não é lugar de arma. Às vezes a gente recebe uma criança em casa e pode ocorrer um acidente", diz.
Na avaliação do coronel Ângelo, os idosos são maioria "por terem mais experiência e reconhecerem o perigo que é ter uma arma em casa".
A aposentada, que pediu para não ser identificada, só sabia da existência da arma do marido. "Comprou quando era jovem. Já tinha pedido para ele entregar na última campanha, mas não veio. Agora vim eu", diz ela, que levou R$ 100 de indenização.
A campanha vai até 31 de dezembro. A lista dos postos de entrega de armas está no entreguesuaarma.gov.br.


Texto Anterior: Praia Grande: Mãe flagrada em vídeo jogando bebê no lixo é libertada
Próximo Texto: Subprefeitos descumprem normas de transparência
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.