São Paulo, quinta-feira, 14 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ADMINISTRAÇÃO

Ouvidoria Geral do Município revela principais queixas da população; 564 servidores são investigados

Regionais e lixo lideram reclamações em SP

JOÃO CARLOS SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL

As administrações regionais, a limpeza pública e supostas cobranças de propina de funcionários das próprias regionais lideram ranking de acusações e de reclamações registradas pela Ouvidoria Geral do Município contra órgãos, serviços específicos e servidores públicos.
O dado consta de um relatório divulgado ontem pelo ouvidor Benedito Domingos Mariano com números de reclamações e de acusações feitas por moradores entre os meses de fevereiro e abril deste ano.
Nessa gestão, o órgão começou a funcionar em 31 de janeiro e, em tese, teria como principal objetivo receber acusações de crimes e de irregularidades cometidas por servidores.
Apesar disso, prevaleceram as reclamações quanto a serviços prestados pela administração, como a limpeza pública e até poda de árvores.
Nem o ouvidor nem a prefeita Marta Suplicy (PT) se mostraram surpresos ontem com o comportamento dos moradores revelado pelo relatório.
"O que a gente pode ter de conclusão é que abriu-se um canal para a população fazer a sua reclamação", disse Marta.
"Acho extremamente natural. Ele [o dado" reflete um pouco a perspectiva da população depois de oito anos em uma cidade sucateada", afirmou Mariano.

Números
O total de 8.152 pessoas que procurou a Ouvidoria Geral provocou a abertura de 3.524 investigações. Dessas, 2.866 se referem a reclamações de serviços prestados pela administração e 658 são relacionadas a supostos crimes ou infrações cometidas por servidores de administrações regionais.
Nesse último caso, as apurações envolvem 992 crimes e infrações disciplinares supostamente cometidas por 713 servidores, a grande maioria na administração passada, segundo a ouvidoria.
As 28 administrações regionais e a própria Secretaria de Implantação das Subprefeituras, responsável pelos órgãos, são líderes nas duas categorias.
Em relação aos serviços prestados, são 1.406 apurações. Limpeza pública é o principal problemas nas regionais, com 219 reclamações.
Em seguida aparecem acusações de comércio irregular.
Todos esses casos se referem a reclamações já feitas aos próprios órgãos responsáveis pelos serviços em questão.
Como o morador não viu solução para sua reclamação, voltou a procurar a administração, dessa vez por meio da Ouvidoria Geral.

Servidores
Quantos aos crimes supostamente praticados por servidores, as administrações regionais são alvo de 365 acusações do total de 992 supostas infrações disciplinares, como não cumprimento de jornada de trabalho, ou crimes praticados em toda a prefeitura.
Nesse item, a principal acusação contra servidores das regionais é a suposta cobrança de propina.
Há um total de 564 servidores sendo investigados por crimes, mas apenas 60 deles (10,64%) teriam cometido as irregularidades na gestão Marta Suplicy.
Para a prefeita e para Mariano, a porcentagem mostra que a situação da corrupção na administração não é mais "endêmica", como em outras gestões.


Ouvidoria Geral do Município: atende pelo telefone 0800-175717, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Ligações perigosas: Secretaria de Assistência Social contrata prima de vereador do PSB
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.