São Paulo, sexta-feira, 14 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLIOMIELITE

Meta é vacinar 16,8 milhões de crianças

Campanha de imunização contra paralisia infantil começa amanhã

DA REPORTAGEM LOCAL

Começa amanhã, em todo país, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil).
Crianças com menos de cinco anos deverão ser levadas aos postos de saúde municipais e estaduais das 8h às 17h.
A meta do Ministério da Saúde é imunizar 16,8 milhões de crianças. No Estado de São Paulo, o governo pretende vacinar 3,4 milhões de crianças e disponibilizará 5,2 milhões de doses. No ano passado, 3,3 milhões de crianças foram vacinadas na primeira etapa da campanha.
Serão 13.400 postos em todo Estado, sendo 2.950 localizados na capital e região metropolitana.
Até mesmo crianças doentes deverão ser imunizadas. Caso haja dúvidas, o pai ou responsável deverá procurar o posto de saúde ou ligar para o Disque Saúde (1520). No dia da vacinação, o serviço também irá indicar o posto mais próximo de casa.
Além da vacinação contra a poliomielite, também serão aplicadas doses das vacinas tríplice viral e contra o sarampo para as crianças que estiverem com a cartão de vacinação em atraso.
Com o slogan "De gota em gota o Brasil vence a pólio", o Ministério da Saúde investiu R$ 22,4 milhões na realização da campanha. A segunda etapa nacional de vacinação contra a poliomielite está marcada para o dia 24 de agosto.
A poliomielite foi erradicada do Brasil há 13 anos, mas ainda há risco de reintrodução do poliovírus, que circula em dez países, entre eles Índia e Paquistão.
Os últimos casos registrados no país aconteceram nos Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba.



Texto Anterior: Chuva: Municípios gaúchos sofrem com o mau tempo; nível do rio Guaíba sobe
Próximo Texto: Ceará: Morre o 14º bebê em Fortaleza; maternidades estão superlotadas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.