UOL


São Paulo, sábado, 14 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMBIENTE

Suspeita é de contrabando

Ibama apreende 36 t de pau-brasil na Bahia

MANUELA MARTINEZ
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Técnicos do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) apreenderam 36 toneladas de pau-brasil, o equivalente a 50 árvores, retiradas da reserva de mata atlântica na fazenda Uruguaiana, em Potiraguá (Bahia).
A madeira foi encontrada anteontem estocada em duas fazendas, uma dentro da própria cidade e outra na cidade vizinha de Mascote. Entre as árvores apreendidas, foram encontradas algumas centenárias.
A denúncia foi feita pelo proprietário da fazenda, Manoelito Arruda do Amaral, que, ao perceber o desmatamento ilegal, entrou em contato com o Ibama e solicitou o envio de uma equipe para o local. Segundo Amaral, o desmatamento clandestino de pau-brasil é muito comum naquela região.
Segundo o Ibama, a madeira seria levada para o Espírito Santo, de onde seguiria para a Europa e para o Japão. "O pau-brasil é considerado uma madeira nobre e muito utilizada para a confecção de instrumentos musicais, como o arco de violino", disse o chefe de fiscalização do Ibama Sérgio Beroche. O quilo da madeira já trabalhada custa, em média, no mercado internacional, R$ 150.


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Poluição
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.