UOL


São Paulo, domingo, 14 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Teste no pré-natal evita Aids em bebê

JULIO ABRAMCZYK

Um estudo visando reduzir ainda mais as chances de transmissão do HIV da mãe grávida para seu bebê é relatado em edição da revista médica "The Lancet" da semana passada. A pesquisa comparou a aplicação de várias doses do AZT (zidovudine) com o uso da dose única de nevirapine.
Médicos da Escola de Medicina Johns Hopkins, nos EUA, e da Universidade Makarene, em Kampala, Uganda, concluíram que a dose única de nevirapine pode impedir a transmissão do vírus HIV de mãe para filho. As drogas foram aplicadas no início do trabalho de parto e nos primeiros dias de vida do bebê.
Cerca de 800 mil bebês são infectados a cada ano por transmissão vertical (de mãe para filho) durante a gestação, no parto ou na amamentação, segundo a Organização Mundial da Saúde. Por isso, desde 1995 o Centro para o Controle e Prevenção de Enfermidades, de Atlanta, EUA, recomenda o teste no período pré-natal.
Em 2001, o diagnóstico das gestantes HIV positivas e a aplicação do AZT nas mães e bebês já haviam reduzido a transmissão perinatal de 21% para 11% em quatro cidades norte-americanas.
Na Conferência Nacional de Prevenção do HIV, realizada em julho último em Atlanta, o Estado de Nova York informou que o aumento do número de testes no período pré-natal e o tratamento diminuíram de 10,9% (1997) para 3,9% (2002) a transmissão do HIV das mães para seus bebês.

CORAÇÃO

Abertas inscrições para Prêmio Zerbini
Termina no dia 15 de outubro o prazo para inscrições ao Prêmio Zerbini de Cardiologia, promovido pela Fundação Zerbini e o Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas). O prêmio abrange três categorias -médico nacional, estrangeiro e do próprio Incor- e envolve as áreas de clínica, cirurgia, biologia molecular ou pesquisa laboratorial. Em cada categoria, o primeiro colocado receberá US$ 20 mil e o segundo, US$ 10 mil. Informações no site: www.zerbini.org.br ou pelo tel. 0/xx/11/ 3038-5383.

CIÊNCIA

USP abre curso de divulgação científica
O Núcleo José Reis de Divulgação Científica, da ECA/USP, encerra as inscrições ao curso de Especialização em Divulgação Científica no dia 30. Podem inscrever-se jornalistas e profissionais liberais interessados em divulgar ciência e tecnologia. O curso é coordenado pelos professores Ciro Marcondes Filho, Crodowaldo Pavan, Gloria Kreinz e Waldomiro Vergueiro. Informações: www.eca.usp.br/nucleos/njr/curso ou tel. 0/xx/11/ 3091-4021.

E-mail - julio@uol.com.br


Texto Anterior: Mamada noturna é principal causa
Próximo Texto: Entrevista: Falta ação contra câncer da mama
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.