São Paulo, sexta-feira, 14 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MALES URBANOS

Renda foi um dos três itens analisados

Pesquisa aponta descontrole na expansão de 200 cidades do Brasil

DA SUCURSAL DO RIO

O Brasil tem cerca de 200 cidades caracterizadas por um alto dinamismo de "crescimento canceroso", que se traduz em caos urbano, favelização e infra-estrutura escassa. É a conclusão do Projeto Qualicidades, que analisou três critérios: renda, população e edificação dos municípios brasileiros.
"O crescimento dessas 200 cidades é canceroso, doente", diz Luiz Paulo Vellozo Lucas, coordenador do Qualicidades, convênio que inclui o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
São Paulo, para ele, é o principal exemplo. Ele acredita que a cidade tem hoje a maior taxa de dinamismo brasileiro. "Quando, por exemplo, o PIB nacional cresce 0%, o mercado imobiliário de São Paulo sobe 6%, o que mostra que as cidades têm um vetor de crescimento autônomo, endógeno."
As cidades de alto dinamismo crescem acima da média nacional e/ou regional. Após certo ponto passariam a ter uma deseconomia com a aglomeração populacional. "Os pobres das maiores cidades são mais pobres que os das cidades pobres", afirma Lucas.
Municípios de médio dinamismo têm crescimento razoavelmente equilibrado. Mas a maioria dos quase 5.700 municípios do país está estagnada ou decadente. Os dados foram apresentados ontem, no 1º seminário do Qualicidades, na sede do BNDES, Rio.
Lucas disse ser fundamental haver uma política habitacional antes que se formem adensamentos populacionais. O subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Vicente Trevas, admitiu que o Brasil vive uma crise urbana, mas diz que só se resolveria com um programa comum aos governos.


Texto Anterior: Favelização das ruas: Sem-teto têm motivação política, diz Serra
Próximo Texto: Comércio ambulante: Subprefeitura da Lapa é apedrejada e invadida por camelôs em tumulto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.