São Paulo, sábado, 14 de outubro de 2006

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VÔO 1907

Promotoria apura se há "zona morta" na rota aérea

Objetivo é averiguar se há segurança para vôos no local onde aconteceu o acidente

Anomalia que ocorre na região da serra do Cachimbo pode ter dificultado a comunicação entre pilotos e torres de controle de vôo

HUDSON CORRÊA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CUIABÁ (MT)

O procurador-chefe do Ministério Público Federal em Mato Grosso, Gustavo Nogami, afirmou ontem que abriu um procedimento administrativo para investigar a segurança do espaço aéreo na região do acidente com o avião da Gol.
"Vamos apurar se existe uma zona morta [que impede contato das torres com aviões] e as condições do tráfego aéreo."
Após a colisão, o jornalista norte-americano Joe Sharkey, passageiro do Legacy, disse à imprensa dos EUA que "o controle do tráfego aéreo brasileiro é péssimo". O piloto Joseph Lepore e o co-piloto Jean Paul Palladino afirmaram, em depoimento à Polícia Civil de Mato Grosso, que não conseguiram fazer contato com as torres de controle de vôo, em Brasília e Manaus, antes do acidente.
Nos dias subseqüentes à queda do Boeing, o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) realizou sobrevôos de inspeção na região do acidente e não detectou falhas nos radares e nas torres de controle de vôo que pudessem comprometer a comunicação, como teria ocorrido com o jato Legacy.
Nogami disse que a investigação será paralela ao inquérito, aberto a pedido do Ministério Público Federal, para apurar as causas e responsabilidade pelo acidente aéreo.
Conforme a Folha publicou no início do mês, a Aeronáutica classifica "buraco negro", ou zona morta, na citação do procurador, como "anomalia magnética" que pode ocorrer na região da serra do Cachimbo, onde foi o choque. Porém, o fenômeno é típico de baixas altitudes e de alguns horários e depende da radiação solar.


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